O presidente Lula da Silva procura um perfil plural para o cargo de Procurador-Geral da República. Palacianos citam um nome de líder e firme, sem medo de pressões classistas, para apaziguar a ala radical interna, e também moderado – um garantista sem ego midiático – para evitar fogo no circo. O ministro da Justiça, Flávio Dino, trabalha duro para emplacar o irmão procurador, Nicolao Dino. Interlocutores de Lula afirmam que não faria sentido entregar o comando da Polícia Federal e do MP Federal aos dois irmãos. Outros candidatos são os subprocuradores Carlos Frederico, Luiza Frischeisen e Antônio Carlos Bigonha, ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores. Frederico se destaca nas investigações do caso 8 de janeiro; Bigonha é defendido por antigos aliados da ANPR; Luísa é a preferida dos lavajatistas e esquerdistas. A ex-PGR Raquel Dodge e o subprocurador Alexandre Camanho também se movimentam.

Motim amigo

A lentidão do Governo em nomear indicados para os 2º e 3º escalões faz o ministro Alexandre Padilha sofrer desgaste entre deputados e senadores com os quais articula. Os próprios caciques partidários reclamam pelo fato de ele ter poder de liberar as emendas parlamentares nos ministérios – e alguns ministros estariam boicotando repasses.

Abadá da segurança

chargepms.jpg

O vice-governador da Bahia, Geraldo Junior (MDB), tem nada menos que 40 policiais cedidos para seu gabinete. E acha pouco. Disse a aliados que precisa de mais, porque é a segunda autoridade do Estado e trabalha muito. Há quem aponte arrependimento do PT na parceria eleitoral. Ex-vereador, Geraldinho é muito ligado aos imãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. E não agregou votos do partido em cidades-pólo.

Reviravolta

Pirenópolis (GO) vive em ebulição com o novo plano diretor da prefeitura, que permite construção de resorts na cidade tombada pelo IPHAN. Houve uma reviravolta judicial: o desembargador Anderson Holanda, do TJGO, suspendeu decisão de uma juíza que, no seu último dia no Fórum, autorizou os vereadores a avançarem com o projeto.

Torcida por Jarbas

O 1º suplente do senador Jarbas Vasconcelos, Fernando Dueire (MDB-PE), foi avisado de que é provável que o titular não retorne ao Salão Azul até o fim do mandato em 2027. Um dos mais experientes políticos dessa geração, Jarbas faz tratamento de saúde no Recife, e há de todos uma torcida imensa, em Brasília, pela sua recuperação.

Sobrou para Bíblia

Lobistas das big techs procuram o deputado federal Deltan Dallagnol (Pode-PR) para ser o porta-voz dos evangélicos (e das empresas, claro) contra o PL das Fake News. Com a dica de dizer que versículos bíblicos serão censurados. Batalha épica.

 ESPLANADEIRA

# Guarupass prorroga para até 31 de maio recadastro dos cartões Passe Livre e Escolar de Guarulhos (SP). # Laboratório Contraprova completa 14 anos de fundação em maio. # ABF Franchising Expo acontece de 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo. # Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresenta crescimento pelo 4º mês consecutivo. # Hydro e BNDES levam programa de qualificação de professores da Rede Synapse para escolas públicas do Pará.

 

 

Colaboraram Equipes DF, SP, RJ e BA