Jornalistas especializados em Turismo estiveram em Salvador entre os 22 e 25 de agosto, onde puderam debater temas relevantes para o setor, que é um dos mais importantes para a geração de emprego e renda, além de proporcionar para os turistas momentos de lazer cultura, segurança e conforto. Durante o 'Encontro' foi possível admirar vários pontos turísticos da capital baiana e conhecer a sua rica história. O evento teve como anfitrião o presidente da ABRAJET-BA, o jornalista Gorgônio Loureiro.
O Hotel Quality foi o palco das palestras que tiveram a participação de dirigentes do Trade Turístico baiano, e representantes de Turismo dos governos estadual e municipal. O tema do 'Encontro' foi “Na terra e no ar, muita coisa pra contar”, e reuniu profissionais de comunicação do Brasil e do Exterior. Durante três dias foram discutidos temas importantes para o setor turístico, dentre eles, a influência da mídia a bordo na escolha dos destinos de viagens.
A programação do ‘II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo’ foi extensa e seguida pontualmente dentro dos horários das palestras e programações estabelecidas pela direção da ABRAJET-BA. Para o jornalista Gorgônio Loureiro o “Evento aconteceu dentro das expectativas de sua equipe, que trabalhou exaustivamente para proporcionar aos colegas momentos de descontração e congraçamento durante as palestras e passeios. Agradeço a presença dos gestores públicos que deram grande contribuição com suas participações” disse
Mercado do Rio Vermelho, Ceasinha, em Salvador — Foto: Camila Souza / GOVBA
Os jornalistas aproveitaram para conhecer mais um atrativo turístico de Salvador. O Mercado do Rio Vermelho, conhecido como a antiga ‘Ceasinha’. Com um ambiente bem diversificado, onde o visitante vai encontrar um local agradável, seguro e com excelente estrutura para receber um público, que com certeza irá desfrutar de bons momentos nesse mercado que oferece excelente oportunidade de lazer e descontração. O turista que visita Salvador tem que ir ao Mercado do Rio Vermelho e curtir seus diversos ambientes. Com um mix variado, o Ceasinha possui 138 boxes com operações que vão de Floricultura e Serviços, Artesanato, PetShop, Hortifruti, Empório Gourmet, Bazar, Açougue, Peixaria, Produtos Típicos, Restaurante e Lanchonetes.
Outro ponto turístico visitado pelos participantes do evento foi o ‘Memorial da Irmã Dulce’ - freira católica que será canonizada ainda este ano pelo Vaticano. Lá, os romeiros poderão conhecer de perto a história daquela simples mulher que dedicou sua trajetória de vida em defesa dos mais pobres. A Irmã Dulce é uma grande referência para todos que receberam, através dela, curas milagrosas. Vários relatos pelos fiéis foram de suma importância para que a freira baiana se tornasse uma ‘Santa’ para os católicos.
Fachada do HOTEL FASANO localizado na Praça Castro Alves, Centro Histórico de Salvador - BA
A gastronomia foi outra atração para os jornalistas participantes do 'Encontro', onde todos tiveram a oportunidade de degustar os temperos e cardápios da cozinha baiana com um jantar oferecido pelo Restaurante Casa do Comércio, regado da boa hospitalidade do povo soteropolitano. O luxuoso Hotel Fasano recepcionou os profissionais da mídia especializada em Turismo com excelente almoço em seu restaurante. O grupo também ficou encantado com as instalações requintadas do prédio onde durante 45 anos foi a primeira sede oficial do renomado jornal ‘A TARDE’. O Hotel Fasano Salvador foi eleito pela revista americana TIME como um dos 100 lugares mais incríveis do mundo para se conhecer (World's Greatest Places 2019), sendo o único do Brasil a figurar no ranking.
Um belo passeio para conhecer o município de Maragojipe a bordo de uma escuna, foi um dos momentos marcantes para o grupo que pôde contemplar durante algumas horas as belezas do rio Paraguaçu, na Baía de Todos os Santos. No trajeto os jornalistas puderam acompanhar de perto a 50ª Regata Aratu-Maragogipe com a participação de cerca de duzentas embarcações de velejadores brasileiros e estrangeiros.
Com 177 barcos inscritos de nove estados brasileiros, incluindo duas embarcações francesas, a Regata Aratu - Maragojipe celebrou 50 anos no sábado (24), em mais uma edição, movimentando a economia e o turismo no Recôncavo Baiano. Os organizadores do evento, que contou com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), estimaram que mais de 40 mil pessoas circularam por Maragojipe (a 140 quilômetros de Salvador) no dia da prova, que coincidiu com as comemorações do padroeiro da cidade, São Bartolomeu.
Em Maragojipe o grupo almoçou, e em seguida foi conhecer a bela cidade histórica de Cachoeira, localizada há cerca de 120km de Salvador. Os jornalistas foram recebidos pelo secretário de Turismo e Cultura do município, Cleydson Keu, que abordou temas culturais e históricos da bela cidade que margeia o rio Paraguaçu. Aliás, do outro lado do rio tem como atrativo a cidadezinha de São Félix.
Cachoeira e São Félix. Cidades históricas da Bahia.
Praça Teixeira - Cachoeira - BA / foto: Elias Mascarenhas
Para fechar o grande 'II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo', o grupo retornou para a capital baiana a bordo do confortável ônibus da Viação Águia Branca, sob o comando de Edy, excelente profissional do volante. Ao chegar em Salvador, o Hotel Quality ofereceu um saboroso jantar para encerrar o 'Encontro' que, com certeza, deixou saudades nos participantes. Toda equipe do renomado jornalista Gorgônio Loureiro está de parabéns pelo êxito do evento. Salve a Bahia!