Quem sofre com sensação de nariz entupido sabe como é algo extremamente incômodo. Esse problema muitas vezes surge em decorrência de doenças como sinusite, rinite e alergias, mas também pode acontecer devido ao desvio de septo, a estrutura de cartilagem e osso que divide verticalmente as cavidades nasais. Quando ele não é linear, acaba obstruindo um ou os dois lados do nariz.
O desvio de septo deve ser corrigido com cirurgia e uma das mais conhecidas é a rinosseptoplastia. Ela consiste na combinação da cirurgia de correção do desvio e a rinoplastia (correção estética do nariz). Isso ocorre porque muitos pacientes que há anos sofrem com problemas para respirar aproveitam o fato de terem que passar por uma operação para ajeitar alguma questão estética que os incomoda.
A cirurgia do nariz deve sempre priorizar a função nasal. Mesmo os ajustes estéticos, como o posicionamento da ponta nasal e das narinas, deverão seguir critérios anatômicos que serão belos e ao mesmo tempo facilitar e direcionar a passagem do ar pelas fossas nasais de maneira correta, facilitando a humidificacao, filtração e aquecimento do ar antes de chegar nos pulmões, que é função do nariz.
A correção de desvio de septo é indicada quando ele prejudica a respiração por uma das narinas, ou dos dois lados no caso de desvios mais acentuados e sinuosos. É raro encontrar uma pessoa que tenha o septo totalmente reto, mas isso não significa que qualquer desvio mereça correção - o grau do desvio, a sua localização e suas repercussões na respiração nasal irão determinar a indicação. Em geral, quanto mais anterior for o desvio de septo, próximo das narinas, mais obstrutivo ele é, pois esta área é mais estreita. Estes desvios mais anteriores, principalmente quando localizados na ponta do nariz, podem também causar o seu desvio. Nestes casos, a correção, além de melhorar a parte funcional, deixa a ponta nasal mais projetada ou arrebitada, o que é um efeito esteticamente desejado, principalmente nas mulheres.
Logo apos a cirurgia a mudança já é notada. A roxidão costuma sumir nas primeiras semanas, porém o inchaço demora mais (alguns meses). O resultado definitivo costuma ocorrer entre 12 e 18 meses, mas com 3 a 4 meses já podemos visualizar o nariz bem delineado.
Nunca é demais reforçar que toda mudança estética deve ser avaliada individualmente, de acordo com as expectativas da pessoa e da possibilidade do resultado desejado. Seu cirurgião plástico dirá o que é possível, sempre levando em consideração a sua saúde e bem-estar.
* Dr. Alexandre A M Meira -
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Ex- Presidente da SBCPMG - 18/19