Várias avenidas de Belo Horizonte possuem canteiros centrais com árvores de raízes salientes que avançam em direção ao meio das pistas. Algumas já viraram problema para o trânsito, sem que as autoridades percebam e tomem as devidas providencias. Três avenidas em especial merecem atenção urgente da Sudecap, do Departamento de Parques e Jardins, e da BHTrans, pois possuem em vários trechos árvores de raízes que deformam as pistas de rolamento, obrigando motoristas que transitam na faixa da esquerda a manobras arriscadas. Isso vale para árvores plantadas em passeios rentes às pistas da direita das avenidas também.

São elas: as avenidas Amazonas, Raja Gabaglia e Bias Fortes em vários trechos que merecem intervenções, pois nas pistas rentes aos canteiros centrais, as raízes já representam obstáculo para o trânsito com ondulações que podem provocar acidentes. Nelas ficam visíveis calombos que podem até capotar um carro, ou levar um motociclista a uma queda, dependendo da velocidade. Para evitar os solavancos na direção, motorista que não está acostumado a transitar diariamente pelos locais costuma fazer manobras arriscadas que provocam colisões laterais.

O corte e as devidas substituições das árvores de raízes salientes é o caminho para a solução do problema. Existem espécies de árvores com raízes que crescem no sentido vertical para baixo, rumo ao lençol freático, elas possuem raízes profundas que não representam risco para o trânsito e podem cumprir o papel de promover sombra para a cidade. Sei que a turma do deixa disso vai dizer que não se devem cortar árvores, pois elas são importantes para o meio ambiente, eles de fato estão com razão.

Porém, nos casos citados acima as árvores representam obstáculos que significam possibilidade de acidentes. A sugestão é que elas sejam substituídas, se possível por árvores em estágios mais avançados, evitando que o local fique desguarnecido deste equipamento natural importante para o clima e para o ar da cidade, tão maltratado nestas épocas de estiagem prolongada. Quando mais tempo demorar a substituição destas árvores, maior será o risco de acidentes, isso por que as raízes tendem a crescer avançando sobre o meio das pistas afetando a fluidez e a segurança no trânsito. Fica a dica para a prefeitura de Belo Horizonte.

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