Passados 15 dias da proclamação dos eleitos para a Presidência (Lula) e Vice-Presidência (Alckmin) da República, um tema que mexe com a atenção de quem acompanha a cena política é a designação dos membros da equipe que está fazendo a transição para o futuro governo.
Partindo da premissa de que a política é a arte do possível, e que ela conta com o diálogo entre as partes envolvidas, fico imaginando a quantas andam as conversas e as articulações na coalizão dos 14 partidos que estão alinhados com o Presidente eleito. Na pauta estão temas como responsabilidade fiscal, teto de gastos, bolsa família, revisão da reforma trabalhista, reforma tributária, correção da tabela do imposto de renda, subsídio à merenda escolar, reajuste dos salários dos servidores do poder executivo, proteção ao meio ambiente…
Será necessário ter muita inspiração, transpiração e priorização para se chegar a um generoso consenso definidor da unidade de ação para colocar em movimento a gestão do novo mandatário eleito democraticamente. O posicionamento e o reposicionamento estratégico serão um desafio permanente. Aqui vale a lembrança do engenheiro Leonel de Moura Brizola dizendo que “quanto maior a frente, menor o programa”. Agora vejo na mídia, por exemplo, que existem petistas incomodados com a chegada cada vez maior de pessoas ligadas ao vice-presidente à equipe de transição coordenada por ele. E olha que ainda existem diversas possibilidades de se convidar especialistas para contribuir com o trabalho de modo voluntário. É claro que isso traz visibilidade e amplia as possibilidades de um voluntário participar da futura equipe de governo.
Observando & analisando tudo isso, me veio à lembrança a música Os Alquimistas Estão Chegando, feita pelo cantor e compositor Jorge Ben Jor em 1974. Ela se encaixa muito bem na conjuntura atual. De quebra ela traz a palavra alquimia que, segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, é “a química da Idade Média, que procurava descobrir a panaceia universal, ou remédio contra todos os males físicos e morais, e a pedra filosofal, que deveria transformar os metais em ouro; espagiria, espagírica”.
Veja a letra e ouça a música na voz de Jorge Bem Jor :
https://www.youtube.com/watch?v=0y1kGcMi_l8
Os alquimistas
Estão chegando
Estão chegando
Os alquimistas
Eles são discretos
E silenciosos
Moram bem longe dos homens
Escolhem com carinho
A hora e o tempo
Do seu precioso trabalho
São pacientes, assíduos
E perseverantes
Executam
Segundo as regras herméticas
Desde a trituração, a fixação
A destilação e a coagulação
Trazem consigo, cadinhos
Vasos de vidro
Potes de louça
Todos bem e iluminados
Evitam qualquer relação
Com pessoas
De temperamento sórdido
De temperamento sórdido