O romance "Grande Sertão: Veredas" é considerado uma das mais significativas obras da literatura brasileira. O livro é elogiado pela linguagem e pela originalidade de estilo presentes no relato de Riobaldo, ex-jagunço que relembra suas lutas, seus medos e o amor reprimido por Diadorim. Seu autor, João Guimarães Rosa (1908/1967), é natural de Cordisburgo,interior mineiro, município que, em grande parte graças ao escritor (que também foi diplomata, novelista, contista e médico), respira cultura e turismo.
  

Guimarães Rosa foi médico, embaixador, escritor e desbravador


Entre as várias homenagens ao filho ilustre, a mais marcante delas com certeza é o museu mantido em sua memória: o Museu Casa Guimarães Rosa, que  comemora 45 anos de fundação. O imóvel é vinculado à Superintendência de Museus do Estado de Minas e foi criado por meio da Lei nº 5775 de 30 de setembro de 1971. Mas, como museu, o espaço só foi inaugurado em 30 de março de 1974. Na casa onde nasceu o escritor e passou sua infância em Cordisburgo, cenário de experiências que iriam servir da matéria prima para a sua obra, o museu preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa, a exemplo de objetos de montaria e relacionados à atividade pecuária. Também está sob a guarda do Museu uma coleção de cerca de 700 documentos textuais entre os quais merecem referência os registros de caráter pessoal (certidões, correspondências recebidas e emitidas, documentos escolares), discursos, artigos em periódicos e originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de “Tutaméia”, sua última obra publicada.

O Museu Casa Guimarães Rosa constitui hoje uma referência importante para o turismo em Minas, integrando o roteiro tradicional de visitas à Gruta do Maquiné e arredores. Mas, para além desse turismo convencional, responsável por expressivo número de visitantes, o Museu vem se firmando como centro de atração de pesquisadores nacionais e internacionais, interessados em conhecer o seu acervo museológico, bem como o patrimônio cultural e ambiental disperso nas áreas urbana e rural de Cordisburgo, paisagem que deixou marcas indeléveis expressas na obra de Rosa. O espaço também conta com ações culturais, como lançamentos de livros, declamações e encenações de textos do escritor cordisburguense, além de abrigar a Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa (AAMCGR).

 

Livros escritos por Guimarães Rosa

 

 
A peça teatral baseada em "Grande Sertão: Veredas" está prestes a virar filme. A imensa procura do público pelo espetáculo foi o motor para que a diretora Bia Lessa pudesse transpor a adaptação do palco para a tela grande. O material gravado está em fase de edição. No elenco, Caio Blat vive Riobaldo, Luíza Lemmertz é Diadorim e Leon Goes interpreta Hermógenes. A versão cinematográfica vai se chamar Travessia e deve estrear no segundo semestre de 2019.
 

O museu fica na Av. Padre João, 749, Centro de Cordisburgo (seguir em frente na rua São José, virar à direita na rua Governador Valadares, virar à esquerda na av. Padre João, caminhar ou dirigir por 300 metros), tem coordenação de Ronaldo Alves de Oliveira e pode ser visitado de terça a domingo, de 9h às 17h.

 

A partir das 19h, na Rua da Quitanda, começa o movimento da Vesperata, com os turistas chegando às mesas e fazendo os pedidos dos “comes e bebes”. Para apreciar melhor e proporcionar maior conforto aos turistas, mesas e ingressos são disponibilizados e devem ser comprados com antecedência. Informações nas agências de viagens para compra dos pacotes de viagens para Vesperata  datas ABRIL já aconteceu no dia 06 , próximo 27;MAIO – 04 e 18;JUNHO – 01, 22 e 29;JULHO – 13 e 20;AGOSTO – 03, 17 e 31;SETEMBRO – 14 e 28 e em OUTUBRO – 05 e 19

 

 Passadiço é uma atração em Diamantina

 

 

 

Terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek realiza a Vesperata

 


 
Telefone: (31) 3715-1425    museuguimaraesrosa@cultura.mg.gov.br   http://amigosdomcgr.org.br
facebook.com/casaguimaraesrosa 

 

 

 

 Vesperata encanta com suas melodias nas ruas de Diamantina

 

 

Quem é apaixonado por uma boa música vai adorar ir à Vesperata! Acomodado em alguma mesa se servindo da culinária deliciosa ou em pé mesmo, se espremendo entre um e outro para achar um ângulo bom para apreciar o espetáculo. Enfim, vale tudo para curtir o evento mais tradicional de Diamantina. Nós tivemos a oportunidade de vivenciar este evento. A Vesperata é um evento musical, onde os instrumentos do 3º Batalhão de Polícia Militar e da Banda Sinfônica Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz produzem um som de primeiríssima qualidade. O repertório é composto de canções de diversos estilos, como bossa-nova, samba, MPB, entre outros que marcaram e ainda marcam o cenário musical do nosso país. Os músicos se apresentam lá em cima, nas janelas e sacadas dos casarões coloniais, que ficam em volta do Largo da Quitanda. Já o maestro fica lá embaixo, no centro do Largo, coordenando a apresentação. Em volta do maestro são distribuídas as mesas, que acomoda o grande público. Este, enquanto se emociona com a serenata, pode desfrutar do riquíssimo cardápio dos bares da Rua da Quitanda.

 

       

 

 

A partir das 19h, na Rua da Quitanda, começa o movimento da Vesperata, com os turistas chegando às mesas e fazendo os pedidos dos “comes e bebes”. Para apreciar melhor e proporcionar maior conforto aos turistas, mesas e ingressos são disponibilizados e devem ser comprados com antecedência. Informações nas agências de viagens para compra dos pacotes de viagens para Vesperata  datas ABRIL já aconteceu no dia 06 , próximo 27;MAIO – 04 e 18;JUNHO – 01, 22 e 29;JULHO – 13 e 20;AGOSTO – 03, 17 e 31;SETEMBRO – 14 e 28 e em OUTUBRO – 05 e 19

 

 

 Coluna Minas Turismo Gerais jornalista Sérgio Moreira  informações para sergio51moreira@bol.com.br