Cobrado diariamente pelos colegas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), responde não ter pressa nem data para colocar em votação no plenário a decisão de instaurar ou não a CPI das Cortes Superiores, chamada de “Lava Toga”. Há duas semanas, o pedido de abertura de CPI foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça e Alcolumbre cogitou arquivá-lo sem consultar o plenário, mas recuou. Nos bastidores, o democrata planeja colocar o pedido em votação em dia de quórum alto, acreditando que poderá enterrar de vez a CPI por ampla maioria. Alcolumbre mantém a posição de que a comissão “não vai fazer bem para o Brasil”. 

Mas...
...a votação é aberta e os senadores estão tensos com esta vitrine e a cobrança da sociedade, hoje muito mais atenta. O que pode afetar bem o cenário pró-investigação.

Toga geral
Entusiasta da CPI, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destaca que a eventual CPI é do Judiciário, e não só sobre o STF. Tribunais de Justiça de alguns estados estarão na mira. 

Mistérios
Não está claro o que a CPI investigaria sobre as Cortes Supremas e TJs. O que mais se debate entre gabinetes é a devassa fiscal na vida de ministros e desembargadores, suspeitos de enriquecimento ilícito. 

Recado na TV
A TV Globo começou a mandar recados para o presidente Jair Bolsonaro. Uma campanha institucional recém divulgada sobre a “Lei do Minuto Seguinte” alerta às mulheres estupradas que elas têm o direito de serem atendidas em hospitais públicos até horas após o crime para se livrarem de gravidez indesejada.

É que...
...Bolsonaro é um dos signatários, como deputado, de projeto que anula a lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Para um grupo de parlamentares evangélicos, isso estimula o aborto porque, na visão deles, a mulher poderá inventar história para evitar gravidez após relacionamento com parceiro.

Devagar demais
Por celeridade na reforma da Previdência na comissão especial, deputados e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), costuram mudanças, com o aval do Planalto, a fim de evitar resistências e atrasos no colegiado. Instalada há uma semana, a comissão só volta a se reunir na semana que vem, por causa do feriado dessa quarta (1º). 

BPC fica
Maia conversou com o presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PR-AM), para definir o roteiro de trabalho e eventuais alterações no texto. Ambos defendem a manutenção das atuais regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria rural. 

Ideologias
A guerra ideológica continua. O PL 1.930/19, do deputado Heitor Freire (PSL-CE), revoga a lei 12.612/12, que tornou Paulo Freire o patrono da educação no Brasil.

Fakes
O ministro Alexandre de Moraes insiste no inquérito contra “fake news” apontado como inconstitucional por juristas e pela própria Procuradora Geral da República. Cita ameaças a ministros na “deep web”. A bola está com a PF. Se nada aparecer, a Corte perde mais prestígio ainda...

Brasil e China
Um grupo de 35 empresários brasileiros reunidos pela StartSe está na China para visitar novas startups. A lista inclui novidades já em uso que tentam facilitar e baratear, por exemplo, o recarregamento de bateria dos carros elétricos e o acompanhamento detalhado da saúde das crianças. Integrante da comitiva, Francisco Caputo se impressionou com um escritório de advocacia com mais de 8 mil advogados.

Que é isso, Diretor?
Apesar do parecer contrário da Superintendência de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo, o diretor-geral Decio Oddone insiste, nos bastidores, na nomeação de uma amiga jornalista para o cargo de Ouvidoria – que requer informações técnicas demasiadas. Para conselheiros, a favorita do diretor não tem “know-how”. A propósito, indicam que há quadro de servidores altamente capacitados, sem custo adicional.

Projeto & Ascade
A empresa Projeto alega que mal-intencionados espalham boatos sobre a reforma do Millennium Convention Center (MCC), na sede da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade) em Brasília. Garante que o MCC está funcionando, e que consegue alvará eventual para eventos.

A obra
Mês passado, a Coluna publicou que havia pendências de pequenas obras na estrutura, informação passada por fontes da Ascade. A assessoria da entidade confirmou que tentava alvará no GDF. A Projeto informou, nessa quarta (1º), que, por questões burocráticas, a Inscrição Estadual da empresa estava suspensa e que já está em regularização. Segundo os engenheiros da obra, “o MCC é muito seguro e não oferece nenhum risco à população”.