https://www.tudodeviagem.com

 

Em toda a Itália há muitos eventos planejados para o período de Natal e Ano Novo: aqui escolhemos as sugestões mais interessantes para o turista.

 

Na Itália, mercados com mais de três séculos de tradição

Os mercados da arte da Natividade de Cristo em Nápoles, uma arte que remonta ao final dos anos 1700 que permaneceu inalterada ao longo dos séculos: do início de novembro a 6 de janeiro, as conhecidas oficinas de artesãos de presépio na Via San Gregorio Armeno – uma verdadeira instituição em Nápoles – expõem estatuetas para presépios tradicionais e também algumas peças mais excêntricas.

gregorio.jpg

Via San Gregorio Armeno, Napoli – Campânia


Em Gubbio, na Úmbria,  todos os anos na noite de 7 de dezembro, a histórica árvore de Natal e a maior do mundo, é acesa. Criada no sopé do Monte Igino e estendendo-se até as muralhas medievais da cidade, a árvore é iluminada por mais de 700 luzes multicoloridas, medindo 750 metros de comprimento e 130.000 metros quadrados de área. Mas o Natal em Gubbio não pára por aí: na Piazza 40 Martiri são realizados os mercados de Natal característicos, enquanto o bairro medieval de San Martino abriga o presépio tradicional e, por último, mas não menos importante, o trem em miniatura e a roda panorâmica a partir da qual os visitantes podem desfrutar de uma vista incomparável de Gubbio e sua árvore de Natal.

 

gubbio.jpg

Árvore de Natal de Gubbio – Úmbria

 

Representações teatrais


Se o turista quiser aproveitar suas férias de Natal na Itália com um grande fator de deslumbramento, não pode perder Matera e sua peça evocativa da Natividade: todo fim de semana em dezembro, uma representação sagrada e teatral da Natividade acontece no cenário incrível da Sassi di Matera , que também foi a capital da cultura da Itália em 2019 (o acesso ao evento – com duração de aproximadamente 90 minutos – deve ser reservado). Entre Sasso Barisano e Sasso Caveso, desenrola-se um itinerário comovente, rico em charme e espiritualidade, com atores que encenam diferentes cenas da vida cotidiana na Judéia de dois mil anos atrás.

 

matera.jpg

Matera – Basilicata
 
 
O que fazer na Itália na véspera de Ano Novo


As celebrações da véspera de Ano Novo na Itália animam as praças de norte a sul da Bota, com concertos, shows e fogos de artifício. Para assistir a um show verdadeiramente sensacional, o visitante pode passar o Ano Novo em Ferrara: aqui, na noite de 31 de dezembro, dentro das muralhas da cidade, a cidade é animada por música, atividades para adultos e crianças e pela magnífica queima do Castelo de Estense, com espetaculares espetáculos de fogos de artifício, cascatas de luz e cor ao cair da meia-noite.

 

castelofogo (1).jpg

Queima do Castelo Estense, Ferrara –  Emilia-Romagna


As luzes também são as estrelas do show na véspera de Ano Novo em Salerno, onde durante o período de férias de Natal (de meados de novembro de 2019 a janeiro) as ruas do centro são iluminadas pelas maravilhosas iluminações e instalações de arte com um tema floral, conhecido como Luci d’Artista.

 

desenhos.jpg

Luci d’artista, Salerno – Campânia


Uma das comemorações mais características da véspera de Ano Novo é a que ocorre na Piazza Maggiore, a praça principal de Bolonha, onde é revivida a antiga tradição da “Fogueira do Velho”: um fantoche, representando o ano que acabou de terminar, é queimado em uma fogueira para deixar supersticiosamente para trás as coisas ruins do ano passado e desejar a si mesmo tudo de bom para a próxima. O Velho ou “Vecchione” é uma escultura gigante iluminada posicionada no meio da praça no final de dezembro e destinada a permanecer lá até a contagem regressiva para a meia-noite do dia 31. As celebrações na praça também continuam após a fogueira, espalhando-se pelas ruas próximas com música e apresentações de artistas de rua.

 

 

fogueira.jpg

Fogueira do Velho, Bolonha – Emília-Romanha


Para aqueles que desejam respirar o ar da montanha na véspera de Ano Novo na Itália, uma boa opção é Tarvisio, na província de Udine, onde podem assistir à 47ª edição do mais longo desfile de tochas dos Alpes: o tradicional desfile das tochas de Monte Lussari. O evento acontece no dia 1º de janeiro, ao pôr do sol, na área de Camporosso: 250 esquiadores descem a pista de esqui de Di Prampero vestindo trajes tradicionais (manto de lã tirolesa, suéter, meias e calças de lã, botas e chapéu cravejados) iluminados apenas pelas lanternas. Há também um mercado com barracas de produtos locais e um desfile à luz de tochas para as crianças às 16h30.

 

monteneve.jpg

Monte Lussari – Friuli Venezia Giulia

 

Por fim, se o turista é um entusiasta do jazz, sua passagem de ano só pode ser passada em Orvieto, onde ele pode assistir à 27ª edição do Umbria Jazz Winter. De 28 de dezembro a 1º de janeiro, dezenas de eventos dão vida ao centro histórico, com mais de 30 bandas e mais de 150 artistas internacionais. Há música ininterrupta do meio-dia até tarde da noite, para não mencionar jam sessions e eventos onde a música jazz encontra boa comida e vinho. Os destaques do evento são o concerto gospel após a missa de Ano Novo, a tarde na catedral e o jantar de véspera de Ano Novo com shows antes e depois da meia-noite.

Umbria Jazz Winter, Orvieto – Úmbria
Texto por agência com edições.

Por:Cláudio Lacerda

 

 

O caranguejo do Beach Park é premiado pela 19ª Veja Comer & Beber
 

Por: Claudio Lacerda

O famoso caranguejo do Beach Park foi eleito pela quinta vez consecutiva como o melhor caranguejo de Fortaleza pela 19ª Veja Comer & Beber.

 

caranguejo-30-1-768x512.jpg

Reforçando-se como um destino completo para a família também por sua variedade de opções gastronômicas, o Beach Park, localizado em Aquiraz (CE), 20 minutos da capital, Fortaleza, recebe a cada semana até 5 000 crustáceos vindos geralmente de Parnaíba, no Piauí. O crustáceo é preparado seguindo um processo rigoroso de qualidade e tem consultoria do chefe corporativo Bernad Twardy. A versão mais pedida é o Caranguejo Beach Park, três caranguejos em caldo feito com leite de coco e especiarias. O menu também tem opção do crustáceo com somente água e sal.

“É com muita alegria que recebemos novamente esse prêmio com um dos nossos carros-chefes da cozinha, uma iguaria tipicamente nordestina, que traz uma imensa carga afetiva para quem é da região, além de encantar quem vem de outros estados do país. Trabalhamos sempre para manter a consistência no que servimos e toda a equipe é exaltada com essa indicação”, comenta Luciana Adriano, Gerente de desenvolvimento de A&B do Beach Park.

A edição da Veja Comer & Beber é um guia que tem como objetivo oferecer ao leitor um roteiro certeiro com os melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas. Os jurados são 29 moradores com diferentes perfis profissionais. Distribuídos em três grupos, eles escolheram, em ordem decrescente, os três melhores em cada uma das categorias definidas pela redação. Entre elas, a melhor doceria, a melhor cozinha de bar, o melhor endereço para comer peixes e frutos do mar e o chef do ano.

 

Ás férias estão chegando: confira as dicas para viagens pet
 

Por:Claudio Lacerda

As férias estão chegando, verão se aproximando e a dúvida que não quer calar: como viajar com meu cachorro da maneira certa? Confira algumas dicas.

 

pet.jpg

 A veterinária responsável pela Monello Select, Luana Sartori, dá algumas dicas para que a experiência seja agradável para o bichinho.“Evite mudanças drásticas na rotina do pet, principalmente no caso dos felinos. Não esqueça que gatos preferem ficar no seu ambiente, mas não devem ser deixados sozinhos o tempo todo. Se não tiver um amigo ou familiar que possa ver o animal, no mínimo, de dois em dois dias, contrate uma pet sitter de confiança”, diz Luana. Ter um animalzinho é compensador, mas exige cuidados. “Precisamos lembrar sempre que cães e gatos dão trabalho e necessitam de atenção constante, inclusive no período da suas férias. Antes de planejar a viagem de verão, inclua o pet nesse processo e verifique as melhores alternativas para a família toda”, indica.

1. Vacinas em dia
O primeiro passo é checar com o seu veterinário de confiança se as vacinas estão todas em dias, isso é fundamental para que a saúde do pet seja preservada, independente do destino da viagem.

2. Leve os brinquedos preferidos
“Para uma adaptação sem traumas, leve objetos que o animal vá reconhecer, como seus brinquedos, sua caminha ou até mesmo aquele pano velho que ele adora”, aconselha Luana.

3. Faça uma plaquinha de identificação
Uma plaquinha de identificação com nome e telefone é importante se o ambiente for novo para o pet. Assim, se ele se perde, recupera-lo fica mais fácil. “Além disso, não saia sem a guia e mantenha o cão sempre perto de alguém da família”, acrescenta.

4. Precaução no carro
Jamais deixe o animal solto dentro do carro ou com a cabeça para fora da janela. Além da possibilidade de se machucar, você pode ganhar uma multa de trânsito.

5. Viagens de avião
Se a viagem for de avião, cães de menor porte podem ir na parte de cima da aeronave, na sua companhia. Para os casos de animais maiores, opte por caixas ou bolsas de transporte que sejam confortáveis. Lembre-se que o Certificado Veterinário é um documento obrigatório para o embarque e também para as viagens de carro ou ônibus. Ele é emitido pelo seu veterinário e tem validade de 10 dias. Em viagens nacionais, aliás, você precisa apresentar também a Carteira de Vacinação do seu pet.

Com informações de agência.

 

 


 
Primeira edição na América Latina de festival de cinema negro

Por:Claudio Lacerda


O Salvador Black Film Festival (SBFF) movimentará a capital baiana, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África.

 blackfilme.jpg

O festival acontecerá em novembro de 2020 na capital baiana. O Festival foi lançado na última semana, durante coquetel para imprensa e convidados, no Espaço Cultural da Barroquinha, no Templo Afro-Brasileiro, em Salvador. Será a primeira edição na América Latina do festival de cinema negro, que já é realizado com sucesso no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti.

O Salvador Black Film Festival é uma parceria da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura de Salvador. O evento é filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne tem mais de duas décadas de experiência em festivais.

“O objetivo de trazer o Black Film Festival para Salvador é desenvolver a indústria local, os artistas e diretores baianos. É importante mostrar filmes negros para empoderar a próxima geração de cineastas, para que possamos ter produções de Salvador ganhando o mundo”, ressaltou Fabienne Colas, cofundadora da SBFF, presidente e fundadora da Zaza Produções e da Fundação Fabienne Colas.

Em seu discurso, o cofundador do SBFF e CEO da Giros Filmes, Maurício Magalhães, destacou a experiência da produtora de 22 anos “fazendo filmes, que apelidamos de filmes de causa, como o ‘Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil”. Ele avalia que a realização do Salvador Black Film Festival vai trazer novamente para a cidade o protagonismo que ela merece, como no tempo de Glauber Rocha, que chegou a ser premiado com um Cannes. “A gente, para ser melhor ainda, precisa intercambiar, se unir, apesar das diferenças, em prol de coisas maiores”, concluiu Maurício.

Acompanhado do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, o prefeito, ACM Neto, destacou a importância da realização do Salvador Black Film Festival para a cultura e economia da cidade. “Estamos enxergando o potencial criativo que todos os elementos da cultura africana tem para nossa cidade. Faz parte de uma estratégica econômica de transformar Salvador num destino de turístico étnico, de dá condições para o fomento da produção audiovisual local, além de disseminar a economia criativa, que é muito próprio da nossa cidade”.

 

 

Natal e Ano Novo em Uruguai: dicas para curtir como alguém local
 Claudio Lacerda


Para quem vai curtir das últimas semanas do ano no Uruguai, vale saber dos costumes vizinhos. Confira alguma das dicas para você curtir das tradições de lá.

Sempre é um bom momento para conhecer o nosso país vizinho, mas há épocas que fica bem mais fácil achar passagens aéreas promocionais. O local se destaca pela qualidade gastronômica, por praias maravilhosas e por ser um destino seguro. Se você está pensando em passar suas férias de final do ano no Uruguai  confira algumas das dicas.

Dicas para o Natal e Ano Novo no Uruguai
Na véspera de natal e ano novo centenas de uruguaios se encontram no Mercado del Puerto, em Montevidéu, para uma famosa guerrilha de cidra e cerveja. A tradição de ficar encharcado vem de muitos anos e é muito divertida.

Além do banho de cidra e cerveja no porto, outras festas ganharam espaço ao longo dos anos. Principalmente no bairro de Palermo, mais precisamente nas ruas Jackson, Blanes, Canelones, Maldonado e entorno. Os bares e pubs dessas passarelas de cimento, que atendem ao público universitário e mais jovem, entram no clima e se preparam para o trabalho intenso dos dias 24 e 31 de dezembro em que as celebrações começam ao meio dia.

No natal é comum comer uma deliciosa “parrilla completa” com carne, linguiça e miúdos, prato internacionalmente conhecido, acredite é bem corriqueiro. Esse menu da dieta uruguaia está entre os mais famosos costumes gastronômicos do país e não poderia ser diferente nesta data. Um turista que se prese deve provar a iguaria.

Logo depois churrasco de natal, estão todos convidados a um brinde na “Rambla” da capital, um clássico da juventude uruguaia, que depois de jantar com a família, costuma se reunir ao longo da extensa orla do Rio da Prata, principalmente na área de Pocitos, e assim celebrar o Natal com os amigos. Vários carros estacionam as margens do rio da prata e transformam o calçadão em uma discoteca a céu aberto.

A passagem de ano no Uruguai se brinda com Medio y Medio (meio a meio) – drinque tradicional feito metade de vinho branco e metade espumante moscatel, o mais famoso é o do Roldós, produzido desde 1886, possível encontrar em supermercados e lojas especializadas.

 


Costumes e superstições 

medio-y-medio-roldos.jpg

 

Pedro Serra Medio y Medio – foto de divulgação facebook Roldós

 

Costumes e superstições


No Brasil, a lentilha não pode faltar na ceia de ano novo, mas, no caso deles, a salsinha jamais pode ficar de fora e segundo costumam dizer: essa prática favorece a abundância e prosperidade. Para atrair a boa sorte, vale comer 12 uvas à meia noite, uma para cada badalada do sino da igreja; vale antes da meia-noite varrer a casa com uma vassoura velha e depois com uma nova e; vale também usar roupa interior amarela na virada do ano. Agora, curioso mesmo é dar uma volta no quarteirão carregando uma mala, segundo as crendices, atrai viagens a lazer no próximo ano. Tem quem acredite que jogar um balde de água pela janela, expulse as más vibrações da casa ou do escritório.

É até simpático aderir aos hábitos de outra cultura, dê a volta na quadra com a mala, jogue o balde de água pela janela, e continue passando de branco. Compense as ondas que ficarão para o próximo ano com a inserção de novos costumes.

 

 

A Morada das Nuvens se destaca pela qualidade em Monte Verde

por: Claudio Lacerda


A Morada das Nuvens é uma pousada encravada na Serra da Mantiqueira, na charmosa e acolhedora vila de Monte Verde (MG), distrito de Camanducaia.

Distante apenas 170 km de São Paulo bem no sudoeste de Minas Gerais, a Pousada Morada das Nuvens se destaca na paisagem. Situada a 1.700 metros de altitude, é definitivamente um lugar cativante e apaixonante, rodeada de mata nativa com vista privilegiada das montanhas em todas suas suítes.

Hospedagem relaxante


Se sua proposta for descansar em um local privilegiado, guarnecido pela natureza, sua escolha certamente vai recair nesta pousada. Com uma concepção baseada nos principais sentidos da vida, os hóspedes da Pousada Morada das Nuvens podem levar na lembrança momentos únicos de puro relaxamento e de bem-estar com muito conforto. As suítes com hidromassagem dupla da Pousada Morada das Nuvens, com vista panorâmica, são um dos destaques, cercadas da beleza de um enorme jardim com frondosas árvores frutírefas, cujos frutos são utilizados na confecção de geleias da própria pousada e conduzem os hóspedes aos sentidos do puro gosto caseiro.

 

moradadasnuvenssuitedalia.1-768x531 (1).jpg

Divulgação.
A área de lazer disponibiliza aos hóspedes a oportunidade de desfrutar de uma piscina climatizada, com vista panorâmica deslumbrante, saunas a vapor e finlandesa (seca) e a possibilidade de agendar dia e hora para uma massagem revigorante. O café da manhã é um caso à parte. Seus proprietários com curso de panificação na França preparam diariamente os pães que são servidos, além das geleias, bolos e demais itens de um cardápio personalizado e exclusivo, incluindo, omeletes, panquecas, crepes doces e salgados.

Política pet friendly
Outro destaque que os proprietários fazem questão de realçar é o seu amor pelos pets e a possibilidade de se hospedar acompanhado de seu mais fiel amigo. Vale destacar no site a foto “in memoriam” do mascote Doux, um sheepdog lindo, com um segredo que o acompanha, que só aqueles que se hospedam na pousada tem o privilégio de conhecer.

caoshakira-768x432 (1).jpeg

Foto por Natalia Bastos.


Todos os hóspedes têm ainda à sua disposição, a poucos passos da pousada, uma das trilhas que conduzem aos principais picos da região, como o Platô, Pico do Selado, Chapéu do Bispo e Pedra Partida.

Serviço –
Para o mês de janeiro as diárias para casal a partir de R$ 590,00, incluindo café da manhã, internet e estacionamento. Outras informações www.moradadasnuvens.com.br ou ligue (35) 3438-1652 ou no celular (35) 98801-2493

Rua Canela, 21 – Monte Verde, Camanducaia-MG

 

Texto por Natalia Bastos com informações de agência. Imagem destacada por lugaresadois.