O Brasil enfrenta um grande desafio no combate ao desemprego, que está atingindo milhares de profissionais em diversas áreas da economia. Isto sem contar com um saldo trágico desta pandemia que está vitimando de forma letal pessoas de todas as idades.
A falta de sintonia entre as três esferas de poder está provocando um desencontro no planejamento para combater este vírus que está provocando grandes impactos nos diversos seguimentos econômicos do país.
Dentre os setores da economia que estão sendo impactados com esta falta de entendimento entre os governantes e as autoridades sanitárias, podemos citar como exemplo a indústria de turismo no Brasil, que passa por dificuldades extremas. O turismo é responsável por uma vasta rede de geração de emprego e renda para os diversos profissionais do setor.
O Brasil, com suas dimensões continentais, dispõe de atrativos turísticos em todas suas regiões. O turista nacional e estrangeiro conta com intermináveis opções de lazer para desfrutar das belezas naturais e dos diversos atrativos que o setor de turismo oferece.
O turismo impulsiona diversas atividades que movimentam e alavancam a economia em tempos de crises. É importante que os governantes estejam abertos ao entendimento com os gestores deste setor, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das cidades que têm no turismo a sua sustentação econômica.
As autoridades sanitárias e o ministro do Turismo devem imediatamente procurar ouvir os secretários estaduais e municipais de turismo, para que possam encontrar uma alternativa para reerguer um dos setores mais importantes da economia nacional. Para combater esta pandemia provocada pelo Coronavírus-19, o melhor é seguir o que determina a ciência, para que em breve tempo os profissionais da área de turismo possam comemorar excelentes resultados.