CINEMA E TURISMO

Enquanto o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” faz sua trajetória de sucesso nas premiações internacionais, o turismo aproveita a promoção para tentar colher frutos e atrair olhares nas redes sociais. Na sexta-feira (23/1), a companhia aérea Latam anunciou que vai exibir nos voos, em sua plataforma Latam Play, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e outros 15 indicados ao Oscar 2025 em diferentes categorias da premiação.

“Ainda Estou Aqui” estará disponível a partir de maio. Estarão ainda a bordo “Emilia Pérez” e “A Verdadeira Dor” (fevereiro), “Conclave”, “Wicked”, “Maria”, “Sugarcane” e “Gladiador II” (março), “Nosferatu” e “O Brutalista” (abril), “Memórias de um Caracol” e “Trilha Sonora para um Golpe de Estado” (maio). Já estão no catálogo “Duna: Parte II”, “Divertida Mente 2”, “O Robô Selvagem” e “Aliens: Romulus”.

A plataforma está disponível acessando a rede Latam Play via celular, escaneando o QR indicado na poltrona, ou pelo site play.com nos voos, a bordo de aeronaves da família Airbus A320, ou diretamente nas telas individuais das poltronas das aeronaves Boeing 787 e 777.

Casa na Urca

Anunciado inicialmente para a venda pelo valor de R$ 13,9 milhões, o imóvel que serviu de cenário para o filme de Walter Salles está ficando cada dia mais valorizado, ultrapassando os R$ 15 milhões, devido o retorno positivo do filme. Impulsionado pelo prêmio de Fernanda Torres como melhor atriz no Globo de Ouro, a casa - localizada na esquina da avenida João Luiz Alves com rua Roquete Pinto, no bairro Urca - também começou a receber muitos visitantes. Nas calçadas, há sempre um burburinho de pessoas ou turistas em busca de fotos para postar nas redes sociais.

Turismo e cinema

Não há dúvida de que produções audiovisuais como “Ainda Estou Aqui” ajudam a posicionar o Brasil como um destino rico culturalmente e cheio de possibilidades para turistas que buscam esse tipo de experiência. Nesta quinta-feira (23/1), ao saber das indicações de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo - que está em Madri promovendo o Brasil na Feira Internacional de Turismo (Fitur) - fez uma pausa para saudar a equipe do filme e comemorar o feito histórico.

“A indicação ao Oscar tem um efeito direto no turismo porque coloca o Brasil no centro das notícias do principal prêmio do cinema mundial, com uma possibilidade de premiação tripla. A relação entre audiovisual e cinema já está consolidada no mundo inteiro. Países como Nova Zelândia, Espanha e Coreia tiveram grandes desempenhos no turismo a partir do audiovisual. É o que Embratur vem fazendo: desenvolvendo o Brasil como um cenário de grandes produções cinematográficas”, destaca Freixo. Ele inclusive confirmou presença na Mostra de Cinema Tiradentes, quando a Embratur apresenta documentários sobre destinos brasileiros da série Turismo Transforma.