Uma reclamação constante do público para não ir ao cinema é o preço salgado do ingresso, que chega a custar R$ 60 em algumas salas e horários em Belo Horizonte. Para atrair mais pessoas às salas de exibição é que foi criada a campanha "Semana do Cinema", em que os bilhetes terão o valor único de R$ 10 para os filmes em 2D, a partir desta quinta-feira (15).


A promoção vale até 21 de setembro, com o envolvimento de praticamente todos os cinemas da capital e região Metropolitana, entre elas Cineart, Cinemark e Belas Artes. A campanha idealizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec), presidida atualmente pelo mieniro Lucio Otoni, diretor da rede Cineart.
Publicidade

A “Semana do Cinema” segue uma tendência mundial de promover, em clima de festa, o retorno das pessoas às salas. Nos Estados Unidos aconteceu, em 3 de setembro, o "National Cinema Day", com ingressos a US$ 3 em mais de três mil cinemas. Na mesma data, no Reino Unido, as sessões custaram três libras em cerca de 550 salas.


“O cinema proporciona uma experiência única para seus espectadores que não é possível ter em casa. A campanha é mais uma forma de valorizarmos esta expressão cultural tão rica, enaltecer as produções cinematográficas e fazer um convite para que todos possam aproveitar esse momento tão importante conosco”, afirma Daniel Campos, diretor de marketing da Cinemark.


Outro motivo pode ser a baixa frequência de público após a reabertura das salas. De acordo com pesquisa sobre hábitos de consumo em Minas Gerais, realizada pela ONG Contato e pelo Instituto Ver, 8,2% dos mineiros responderam que iam mais de uma vez ao cinema no período pré-Covid, porcentagem que caiu para 2,8% em maio, data do levantamento.