A organização do Critics Choice Awards anunciou na última quarta-feira (9) a homenagem que será realizada à atriz Fernanda Torres, que protagoniza o drama Ainda estou aqui, longa de Walter Salles escolhido para representar o Brasil na corrida do Oscar 2025 de melhor filme internacional. A honraria faz parte da 4ª edição de Celebração do Cinema/Televisão Latino.

Premiação concedida desde 1995 pela Broadcast Film Critics Association, o Critics Choice Awards terá sua próxima edição no dia 12 de janeiro de 2025. A homenagem a Fernanda Torres é à parte da próxima premiação da associação, mas já é um indicativo de como a crítica internacional vem recebendo o longa brasileiro, listado por publicações da Variety e da Hollywood Reporter como um forte concorrente a uma ou mais vagas no Oscar. 

Baseado no livro homônimo e biográfico de Marcelo Rubens Paiva, Ainda estou aqui é ambientado no Rio de Janeiro da década de 1970, durante a Ditadura Militar, quando Eunice (Fernanda) e seus cinco filhos tem sua vida completamente alterada pelo desaparecimento do pai, Rubens (Selton Mello).
 
O filme foi exibido e premiado com o troféu de melhor roteiro no Festival de Veneza 2024, sendo aclamado ainda em outros grandes eventos da temporada, como o Festival de Toronto e, nesta semana ainda, o Festival de Nova York. No Brasil, será exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema e entra em cartaz comercialmente em 7 de novembro.