De 15 a 20 de outubro, o Cine Santa Tereza recebe, pela primeira vez em Minas, a Retrospectiva Camille Billops, oportunidade para conhecer a obra da cineasta, artista e arquivista norte-americana que revolucionou o cinema documental com abordagens ousadas e autobiográficas. 

Falecida em 2019, Billops foi um dos grandes nomes das artes e ativismos negros a partir da década de 1960 nos Estados Unidos, contando com mais de quatro décadas de carreira em diferentes suportes. 

Com seis dias de exibições, a mostra traz toda a filmografia co-dirigida e produzida por Billops com seu companheiro de vida e arte James V. Hatch, em cópias restauradas em 4K, lançadas em 2023 nos Estados Unidos.
Entre os filmes exibidos estão Suzanne, Suzanne (1982), Mulheres mais velhas e o amor (1987), Encontrando Christa (1991) — premiado no Festival de Sundance —, A boutique KKK não é apenas de caipiras (1994), Pegue suas malas (1998) e Um colar de pérolas (2002). 

A programação inclui, além de exibições com medidas de acessibilidade, um livreto virtual com textos inéditos, e três mesas de debate com pesquisadoras e realizadoras convidadas, que trarão reflexões sobre a atualidade das obras e sua conexão com questões pertinentes às artes negras, estudos de cinema, feministas e  autobiográficos.

SERVIÇO
Retrospectiva Camille Billops
Este projeto é realizado pelo Edital Público nº 03/2023 - BH nas Telas - Edição Paulo Gustavo, nº 91342/2023
Data: 15 a 20 de outubro
Local: Cine Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Entrada gratuita (retirada de ingressos no local)
Mais informações: www.instagram.com/retro.camillebillops