A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que tem como tema "Vencer o ódio, semear horizontes”, chega a Belo Horizonte e a outras 26 cidades, convidando o público a debater o país além da tela. A programação, com entrada franca, vai acontecer no Cine Santa Tereza, a partir da próxima terça-feira (19), às 18h30, exibindo na sessão de abertura o filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição. A programação segue até 22 de março.

Com todas as regiões do país representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra apresentará 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo e os direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.

As oficinas com educadores são outras atrações da 13ª Mostra. Em Minas Gerais, elas acontecem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 18  a 21 de março. O objetivo é a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino.

Em uma segunda fase do evento acontece a Mostra Difusão, quando a programação desta 13ª edição ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril. Os espaços foram cadastrados pelo Ministério da Cultura, que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A produção é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com Poéticas da Experiência (PPGCOM/UFMG), e apoio do Cine Santa Tereza, da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e do Departamento de Comunicação Social da UFMG. 

Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas através das redes sociais do evento e do site mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br.