Responsável por inaugurar o calendário audiovisual brasileiro, a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes teve a abertura oficial nessa sexta (19). A cerimônia da 27ª edição ficou lotada, com várias homenagens e apresentações, como a do compositor e multi-instrumentista Marcus Viana.

O evento se estende até 28 de janeiro. Cerca de 35 mil pessoas, dentre moradores, turistas e amantes do cinema de todo o país, devem passar pela cidade histórica para curtir as variadas atrações. Neste sábado (20) acontecem mostras, seminários, oficinas, brincadeiras e, claro, exibições de filmes.

Na noite de abertura, no Cine-Tenda, a  cerimônia contou com a presença dos homenageados deste ano, o cineasta André Novais e a atriz Bárbara Colen, ambos nascidos em Minas  e figuras essenciais do cinema brasileiro contemporâneo, além de críticos, pesquisadores, jornalistas, preservadores, convidados nacionais e internacionais e representantes do Estado. 
Na abertura houve a apresentação do eixo temático de 2024 a Mostra, “As Formas do Tempo” e A performance audiovisual que abriu a Mostra, concebida por Chico de Paula e Raquel Hallak.

Em seguida à performance audiovisual, foram exibidos dois filmes de abertura, com primeira exibição mundial na Mostra: o média “Quando Aqui”, de André Novais Oliveira, feito especialmente para a abertura da Mostra, e “Roubar um Plano”, também de André, em parceria com o cineasta paulista Lincoln Péricles, finalizado a tempo para esta estreia.