Produção é uma das 25 pré-selecionadas para disputar o prêmio de melhor animação. Os Incríveis 2 e Hotel Transilvânia 3 estão no páreo
O filme brasileiro Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, é um dos 25 pré-selecionados para a disputa pelo Oscar de animação. A lista foi divulgada pela Academia de Hollywood. O filme conta a história de um menino, Tito, que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum: as pessoas ficam doentes ao sentirem medo.
A trilha sonora é assinada por Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, dupla responsável também pela trilha de O menino e o mundo, produção brasileira indicada na mesma categoria em 2016. No elenco de vozes, estão Denise Fraga, Matheus Nachtergaele, Mateus Solano e Otávio Augusto.
No Brasil, o longa teve sua primeira exibição no último Anima Mundi, em julho, onde venceu o prêmio de melhor longa infantil. A animação também foi selecionada para a mostra competitiva de Annecy, e para o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF).
A disputa para o Oscar de melhor animação promete ser acirrada. Também disputam vaga, entre as cinco indicações definitivas, sucessos populares como Os incríveis 2, Hotel Transilvânia 3: Férias monstruosas e Os jovens titãs em ação! No cinema. O lançamento de Tito e os pássaros está previsto para o primeiro semestre do ano que vem. A cerimônia do Oscar será no dia 24 de fevereiro de 2019.