Fera Neném

Foliões integrantes do bloco infantil Fera Neném, que desfilou na manhã deste sábado (7) no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, protestaram contra o projeto de lei que proíbe crianças em eventos como o Carnaval. Crianças de várias idades, acompanhadas pelos pais e responsáveis, marcaram presença no evento. 

Integrantes do movimento estamparam faixas e cartazes em protesto ao PL. Frases como "Proibir não educa, censura" e "Folia não tem idade" foram destacadas. 

O Projeto de Lei 11/2025 estabelece que a restrição valerá para eventos culturais e artísticos e paradas LGBTQIAPN+, considerados "impróprios", "com nudez explícita" ou "manifestações de caráter sexual". 

A proposta, de autoria do vereador Pablo Almeida (PL), foi aprovado em 1° turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Foram 24 votos a favor, 13 contra e três abstenções. O texto agora retorna às comissões para análise de emendas. 

De acordo com o texto, a restrição se aplica a eventos em espaços públicos e privados, independentemente da exigência de ingresso ou inscrição prévia. Os organizadores que descumprirem a norma poderão ser penalizados com multa de R$ 1 mil e suspensão da autorização para realização de eventos. Além de Pablo Almeida, assinam o texto Sargento Jalyson, Uner Augusto e Vile Santos, todos do Partido Liberal (PL).