array(31) {
["id"]=>
int(150070)
["title"]=>
string(97) "Viagens corporativas têm o melhor mês de março da história, com aumento de 44% no faturamento"
["content"]=>
string(4233) "DADOS DO SETOR
O segmento turístico emplacou mais uma conquista em 2023. Dessa vez, no setor de viagens corporativas, que teve março de 2023 como um mês histórico, resultando em um faturamento de R$ 1,28 bilhão, 44% a mais se comparado aos R$ 890 milhões conquistados no mesmo período de 2019, ano que antecedeu a pandemia de Covid-19. O aumento foi divulgado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), e levou em conta 11 segmentos que se relacionam com o turismo (cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro viagem, serviços aéreos, transfer, vistos e docs, e demais serviços).
O faturamento positivo de março ocorreu especialmente graças ao desempenho de serviços aéreos, que angariaram R$ 820 milhões no mês, 42% acima do mesmo período em 2019. Estes mesmos serviços foram responsáveis por 64% de todo o volume dos 11 setores analisados. De acordo com a Abracorp, o setor apresentou uma melhora na qualidade, com poltronas confortáveis, wi-fi e serviço de bordo.
"Os resultados alcançados pelo segmento de viagens corporativas demonstram a potência do setor de turismo como mola propulsora da economia do nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
O aumento dos números também foi percebido no setor rodoviário, que continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Os dados se devem à alta das tarifas aéreas domésticas e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos.
O setor hoteleiro foi outro que se destacou no mês de março, com faturamento de R$ 323 milhões, sendo esse valor 48% acima do registrado no mesmo período em 2019. O setor apresentou maior volume de transações (+20%) e de faturamento (+54%).
“Para termos uma ideia, nenhum mês de 2019 registrou um volume tão representativo assim. Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade”, explica o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.
MELHOR QUE EM 2022 – Os dados também comprovam um aumento do faturamento de 2023 em relação ao ano passado. Em janeiro de 2023, os ganhos em viagens corporativas foram de quase R$ 983 milhões frente aos R$ 472 milhões do mesmo período em 2022. Já fevereiro de 2023 trouxe um aumento de R$ 394 mil a mais que em fevereiro de 2022: foram R$ 908 milhões em fevereiro deste ano contra R$ 514 milhões faturados no mesmo mês em 2022.
LAZER – Além disso, os resultados divulgados pela Abracorp apontaram relevância no turismo de lazer, este tendo alta de 118% em relação a março de 2019 no quesito pacotes de Viagens/Lazer. O segmento angariou, no mês 3 deste ano, R$ 24 milhões para o turismo nacional. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente”, finaliza Tanabe.
*com informações da Abracorp
"
["author"]=>
string(15) "Nayara Oliveira"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(603343)
["filename"]=>
string(14) "viagemtur.jpeg"
["size"]=>
string(5) "57422"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(9) "marquivo/"
}
["image_caption"]=>
string(17) "Crédito: Freepik"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(134) "Ganho no período foi de R$ 1,2 bilhão. Dados da Abracorp também apontam que viagens a lazer cresceram 118%
"
["author_slug"]=>
string(15) "nayara-oliveira"
["views"]=>
int(223)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(true)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(91) "viagens-corporativas-tem-o-melhor-mes-de-marco-da-historia-com-aumento-de-44-no-faturamento"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(460)
["name"]=>
string(6) "Brasil"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "brasil"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(460)
["name"]=>
string(6) "Brasil"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "brasil"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2023-04-29 17:54:31.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2023-04-29 17:56:05.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2023-04-29T17:50:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(23) "marquivo/viagemtur.jpeg"
}
DADOS DO SETOR
O segmento turístico emplacou mais uma conquista em 2023. Dessa vez, no setor de viagens corporativas, que teve março de 2023 como um mês histórico, resultando em um faturamento de R$ 1,28 bilhão, 44% a mais se comparado aos R$ 890 milhões conquistados no mesmo período de 2019, ano que antecedeu a pandemia de Covid-19. O aumento foi divulgado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), e levou em conta 11 segmentos que se relacionam com o turismo (cruzeiros, transporte ferroviário, hotéis, locação de veículos, pacotes de viagens/lazer, transporte rodoviário, seguro viagem, serviços aéreos, transfer, vistos e docs, e demais serviços).
O faturamento positivo de março ocorreu especialmente graças ao desempenho de serviços aéreos, que angariaram R$ 820 milhões no mês, 42% acima do mesmo período em 2019. Estes mesmos serviços foram responsáveis por 64% de todo o volume dos 11 setores analisados. De acordo com a Abracorp, o setor apresentou uma melhora na qualidade, com poltronas confortáveis, wi-fi e serviço de bordo.
"Os resultados alcançados pelo segmento de viagens corporativas demonstram a potência do setor de turismo como mola propulsora da economia do nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
O aumento dos números também foi percebido no setor rodoviário, que continua em curva ascendente (+514%), sendo a maior variação entre os setores analisados. Os dados se devem à alta das tarifas aéreas domésticas e à mudança de comportamento do viajante corporativo, especialmente para os trechos mais curtos.
O setor hoteleiro foi outro que se destacou no mês de março, com faturamento de R$ 323 milhões, sendo esse valor 48% acima do registrado no mesmo período em 2019. O setor apresentou maior volume de transações (+20%) e de faturamento (+54%).
“Para termos uma ideia, nenhum mês de 2019 registrou um volume tão representativo assim. Todos esses indicadores mostram que o mercado corporativo está aquecido, não só com as tradicionais viagens corporativas, mas também com os eventos que retornam em alta velocidade”, explica o presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe.
MELHOR QUE EM 2022 – Os dados também comprovam um aumento do faturamento de 2023 em relação ao ano passado. Em janeiro de 2023, os ganhos em viagens corporativas foram de quase R$ 983 milhões frente aos R$ 472 milhões do mesmo período em 2022. Já fevereiro de 2023 trouxe um aumento de R$ 394 mil a mais que em fevereiro de 2022: foram R$ 908 milhões em fevereiro deste ano contra R$ 514 milhões faturados no mesmo mês em 2022.
LAZER – Além disso, os resultados divulgados pela Abracorp apontaram relevância no turismo de lazer, este tendo alta de 118% em relação a março de 2019 no quesito pacotes de Viagens/Lazer. O segmento angariou, no mês 3 deste ano, R$ 24 milhões para o turismo nacional. “Esse é um ótimo sinal, pois o segmento está atrelado à realização de eventos corporativos, feiras, congressos e convenções, que estavam represados por muitos anos e estão retornando paulatinamente”, finaliza Tanabe.
*com informações da Abracorp