PROMOÇÃO

Do Rio Amazonas ao Pantanal, do Pelourinho à Copacabana, o Brasil é mesmo um país que encanta e cai nas graças dos turistas de todo o mundo. Os atrativos brasileiros também fascinaram a jornalista sul-africana Lee Middleton, da Cidade do Cabo. A convite do governo brasileiro, e com o incentivo do Ministério do Turismo, a profissional passou dezembro de 2023 e janeiro deste ano conhecendo os atrativos turísticos de diversas cidades brasileiras e contou em reportagem publicada em veiculo internacional as maravilhas que viu por aqui.

Entre outros locais, a jornalista visitou o Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul; a Amazônia; Salvador, na Bahia; o Rio de Janeiro e Ilha Grande, no litoral sul do RJ. Durante a estada no Brasil, Middleton contou com apoio do MTur para realizar sua programação.

Em matéria publicada em 25 de fevereiro no "Sunday Times", jornal dominical de maior circulação da África do Sul, ela falou sobre a experiência de visitar Bonito (MS), no Pantanal mato-grossense. "É tão Disney perfeito que eu não ficaria chocado se o bagre com quem acabamos de mergulhar saltasse da piscina e começasse a cantar", afirmou Lee Middleton.

A jornalista segue em tratativas com outros veículos para publicar artigos específicos sobre alguns dos locais visitados. O objetivo é que as matérias possam contribuir para aumentar o interesse dos turistas sul-africanos pelo Brasil.

No último ano houve um incremento no fluxo bilateral de turistas entre Brasil e África do Sul, em comparação com os números registrados em 2022. Foram cerca de 46 mil passageiros nos dois sentidos entre janeiro e novembro, aumento de 119% com relação ao ano anterior. Ao todo, 8.570 turistas sul-africanos visitaram as terras brasileiras em 2023.

O ministro do Turismo, Celso Sabino destacou o importante trabalho da imprensa internacional para a promoção do Brasil no exterior, especialmente para retomada do fluxo turístico pré- pandemia, quando mais de 21 mil turistas visitaram o país em 2019. “A África do Sul é um destino parceiro do Brasil e estamos trabalhando para trazer cada vez mais nossos irmãos sul-africanos para conhecer as belezas do nosso país. Essa ação ajuda a dar visibilidade e apresentar como o Brasil pode ser atrativo, com suas lindas paisagens, roteiros e culturas”, ressaltou.

CONECTIVIDADE AÉREA - Agora está mais fácil viajar entre os dois países: os voos diretos entre Brasil e África do Sul foram retomados no segundo semestre de 2023. Atualmente, são sete voos por semana conectando os dois países, sendo dois por semana entre a Cidade do Cabo e São Paulo, e cinco entre Joanesburgo e a capital paulista. Isso sem contar que cidadãos sul-africanos não precisam de visto para visitar o Brasil.

ESTRANGEIROS - O Verão brasileiro continuou a ser o principal atrativo do nosso turismo. Em janeiro, o Brasil recebeu 1 milhão de turistas do exterior, com aumento do fluxo de todos os principais países emissores.

As perspectivas de alavancar o turismo de estrangeiros no território nacional para este ano são altas. O Brasil será sede da reunião de líderes do G20, está em preparação para a COP 30 e conta com a atuação do escritório da OMT no Rio de Janeiro. A expectativa do Ministro Celso Sabino é de alcançar a meta de 10 milhões de visitantes internacionais no país em quatro anos.

 

Ascom/ Ministério do Turismo