repórter Josué Amador, 37, da Inter TV RJ, afiliada da Globo, teve o celular furtado enquanto fazia uma transmissão ao vivo na cobertura do Carnaval carioca, na noite de sexta-feira (1º). Durante a entrada ao vivo, ele foi atacado com spray de espuma e teve dificuldades para segurar o aparelho, que foi levado por um grupo de foliões. A transmissão foi interrompida e a âncora do jornal classificou o ocorrido como "inadmissível".

 Momentos depois, seguranças da escola de samba União de Maricá conseguiram recuperar o telefone do jornalista. "Uma colega jornalista chamou os seguranças e recebi apoio de pessoas presentes. Eles me deram água e me acalmaram. No fim, deu tudo certo", disse Amador.

A Inter TV RJ divulgou uma nota de repúdio ao ocorrido, afirmando que "qualquer ataque a um jornalista é um ataque à liberdade de imprensa". A emissora destacou que a violência contra profissionais da comunicação representa uma ameaça à liberdade de expressão.

 intertvrj

O jornalismo da Inter TV repudia a agressão sofrida pelo repórter da emissora, Josué Amador. Ele estava fazendo uma entrada ao vivo, no centro do Rio de Janeiro, sobre o movimento em direção à Região dos Lagos e Região Serrana quando foi atacado por um grupo que jogou espuma em seus olhos e aproveitou o momento para furtar seu celular pessoal.


Graças à ação rápida da equipe de segurança da Escola de Samba União de Maricá, que estava perto, o equipamento foi recuperado e o profissinal nada sofreu.

É fundamental lembrar que qualquer ataque a um jornalista é um ataque à liberdade de imprensa. A violência contra profissionais da comunicação representa uma ameaça à liberdade de expressão, princípio que deve ser respeitado por todos.

O trabalho dos jornalistas, em qualquer época do ano, deve ser sempre valorizado, pois é através da informação que construímos uma sociedade mais justa e consciente.

Toda nossa solidariedade ao Josué e a todos os jornalistas que estão se dedicando a levar informação ao público durante esse Carnaval.

Rolf Danziger
Diretor de jornalismo Inter TV/RJ