EVENTO

Neste final de semana, comemoram-se os dias mundiais da Atividade Física e da Saúde, em 6 e 7 de abril, respectivamente. E para marcar as datas, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), por meio do Programa Academia da Cidade (PAC), realizará uma série de ações gratuitas e inclusivas, na manhã do domingo, em Boa Viagem. Durante o evento, participantes de todas as idades terão a oportunidade de mergulhar nas raízes culturais do Recife, explorando tradições, práticas e atividades que promovam um estilo de vida saudável, incentivando o bem-estar físico e mental. O objetivo da iniciativa é integrar os valores da cultura e da saúde, reforçando o senso comunitário e criando memórias positivas para o futuro.

A programação terá início em três locais estratégicos, para mobilizar um maior número de participantes a contemplar os diferentes hábitos de atividade física. Às 6h, uma caminhada partirá do Parque Dona Lindu e um passeio ciclístico sairá do Marco Zero, ambos em direção ao Segundo Jardim de Boa Viagem, onde serão concentradas todas as atividades. Lá, serão recepcionados por aula de step, seguido de sessão de Dança Circular, apresentações culturais e show do cantor Almir Rouche. Logo após, às 9h, começará a Feira de Saúde, com atividades distribuídas em cinco tendas. Na primeira, terá Auriculoterapia; na segunda, serviços de saúde, como da Mulher, Homem, Criança, Idoso, População Negra e Pessoa com Deficiência, com bicicletas adaptadas; vacinação contra influenza; ações de IST/AIDS e Vigilância em Saúde.

"É essencial expandir nossa compreensão de saúde, arte e cultura. A saúde não é apenas a ausência de doença, e a arte vai além de um mero instrumento, possui um potencial simbólico transformador. Espaços culturais que promovem a saúde são fundamentais, pois disseminam conhecimento e práticas saudáveis por toda a sociedade, criando experiências enriquecedoras através do lúdico e do simbólico", ressalta a coordenadora do PAC Recife, Tatiana Ferraz. "Será uma chance para a comunidade se engajar, aprender sobre hábitos saudáveis e fortalecer sua conexão com a cidade e sua história", salienta Tatiana.

Ainda neste contexto, a Tenda 3 terá Feira de Artesanato, Dama, Dominó, Xadrez e Futebol de Botão. Já na Tenda 4, haverá Corrida com Circuito, Queimado, Barra Bandeira, Corda, Voleibol de Areia, Bobinho e Roda de Capoeira. Na Tenda 5, uma parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (Uninassau), estarão disponíveis teatro sobre arboviroses; orientação sobre situações de emergência, como engasgo e ressuscitação cardiopulmonar (RCP); análise de composição corporal por bioimpedância; terapias manuais, incluindo ventosa; consulta e orientações dermatológicas; informação sobre os direitos da pessoa idosa e da LGBTQIA+, além de grupo de extensão dedicado a diversidade de gênero.

A Sesau realiza esse evento anualmente, por meio do Programa Academia da Cidade, e em 2024, tem como parceiros as secretarias municipais de Direitos Humanos, de Esporte e de Turismo, além da Uninassau. Qualquer pessoa poderá participar, sem necessidade de inscrição prévia. Basta se dirigir a qualquer uma das tendas ou ações ou que estejam sendo ofertadas. A atividades serão encerradas ao meio dia.

 

Diario de Pernambuco