O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai pagar o 13º salário, em parcela única, para aposentados e pensionistas que passaram a ser beneficiados no Sistema a partir de maio deste ano. Segundo o INSS, em seu site, o pagamento será realizado de forma proporcional, de acordo com os meses do ano. O valor será liberado de acordo com o número final do benefício, sem considerar o dígito final.   

Os segurados que já receberam as parcelas entre abril e junho, não terão direito ao pagamento que será realizado em novembro. Lembrando que quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) também não recebe o 13º salário. A cota única da gratificação natalina terá início a partir do dia 24 de novembro. Os valores serão liberados levando em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. 

Primeiramente recebem os aposentados e pensionistas que ganham um salário mínimo e têm benefício com dígito 1. Já os que ganham acima do piso nacional começam a receber no dia 1º de dezembro. Primeiramente recebe as pessoas com inscrição 1 e 6.   

O beneficiário que vai receber o dinheiro extra precisa ficar atento, isso porque essa parcela do abono vem com descontos, como o de Imposto de Renda (aposentados com 64 anos ou menos, quem ganha mais que R$ 1.903,98 mensais sofre recolhimento de Imposto de Renda sobre o abono). Já os aposentados com 65 anos ou mais têm desconto de IR sobre o 13º salário se o valor for superior a R$ 3.807,93. Esse grupo tem direito a dupla isenção.  

Lembrando que quem já é beneficiário do INSS há mais tempo recebeu o 13º. A primeira parcela, correspondente a 50% do valor do benefício, foi paga entre 25 de abril e 6 de maio. Já a segunda foi liberada de 25 de maio a 7 de junho.