ARTE E TURISMO


Quando pensamos em museus, inevitavelmente vem em nossas mentes um lugar que reúne obras de artes expostas nas paredes ou peças históricas intocáveis em redomas de vidros. Mas essa realidade tem mudado! Cada vez mais, os espaços culturais têm apostado na tecnologia como grande aliada para promover crescimento com ferramentas que envolvem mais o “eu te toco” do que o “não me toque”.

Aqui no Brasil, vários museus já disponibilizam experiências interativas atraindo não só o viajante apaixonado por conhecimento, história e cultura, mas também àqueles curiosos para ver de perto como a tecnologia está aplicada às chamadas “casas do saber”!

A Agência do Turismo reuniu uma lista de espaços que oferecem interatividade para toda a família e que podem servir de inspiração para o roteiro da próxima viagem de férias.

MUSEU DO FUTEBOL - Em época de Copa do Mundo, o esporte, que é paixão nacional, ganha ainda mais destaque em roteiros turísticos. Quem está em São Paulo (SP), tem a opção de conhecer a história do futebol e se arriscar em um treino de chute virtual!

Fundado em 2008, o Museu do Futebol fica no Estádio do Pacaembu e disponibiliza em 15 salas entrevistas, fotografias, áudios, livros, trabalhos acadêmicos, objetos e experiências interativas que proporcionam ao turista compreender por que o futebol faz parte da cultura e identidade dos brasileiros.

MUSEU DO AMANHÃ - No Brasil, para o turista que é apaixonado por sol e praia, o Rio de Janeiro é parada quase que obrigatória! Lá também tem um espaço cultural que, já na arquitetura, apresenta a tecnologia como forte aliada à arte.

Localizado no Centro da capital fluminense, o Museu do Amanhã foi fundado em 2015 com a proposta de provocar o visitante a pensar no futuro. Sabe aquelas perguntas que permeiam a nossa imaginação: de onde viemos? Quem somos? Para onde vamos? Como queremos ir? O museu nos faz refletir sobre quais seriam as respostas de forma bem interativa.

No espaço Cosmos, por exemplo, o visitante é convidado a entrar em um domo com uma projeção 360 graus com seis telas interativas que permitem explorar galáxias, o interior do sol ou o núcleo dos átomos.

MUSEU DO IPIRANGA - Após nove anos fechado, o Museu do Ipiranga reabriu neste ano oferecendo um olhar mais moderno e interativo sobre os últimos 200 anos que culminaram na transformação do Brasil em uma nação.

As obras foram viabilizadas com recursos da Lei de Incentivo à Cultural (Lei Rouanet). O Ministério do Turismo aprovou R$ 183 milhões que permitiram, além da restauração de mais de três mil itens do acervo, reparos de arquitetura, conserto de assoalhos e pisos, instalação de elevadores e rampas de acesso, construção de um novo edifício e exposições multissensoriais.

Com a ampliação da acessibilidade e inclusão, a instituição busca representar períodos históricos através da cultura material. São 48 salas abertas à visitação pública e, ao longo do percurso, é possível encontrar mais de 300 recursos multissensoriais, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos objetos. Além disso, existem 70 itens audiovisuais que retratam a história brasileira e paulista e a memória do próprio museu.

Sem falar na vista incrível de 360 graus da capital paulista e do Jardim Francês totalmente restaurado com suas formas geométricas, simetria perfeita e caminhos largos bem definidos. Um charme que encanta qualquer turista!

SESI LAB - Além do turismo cívico, quem visitar Brasília (DF), desde a última quarta-feira (30.11), tem a possibilidade de conhecer um verdadeiro reduto de ciência, tecnologia, inovação e educação para todas as idades e um atrativo turístico e arquitetônico singular digno de uma cidade considerada patrimônio cultural da humanidade.

Recém-inaugurado, o local foi instalado em um icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer ainda na época da construção da Capital Federal e reúne 100 experimentos interativos em exposição de longa duração, além de mostras temporárias e programação cultural com muita diversidade.

Uma das experiências interativas disponibiliza um piano voltaico para os apaixonados por música. O instrumento que produz música a partir de correntes elétricas. Também há um quebra-cabeça em 3D que convida à criatividade e exercício da mente. Para quem ama literatura, as cadeiras de tamanhos diferentes, igual ao livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, transporta para o lugar da imaginação de qualquer livro.

MUSEU DA GENTE SERGIPANA (SE) - A capital de Sergipe, Aracaju (SE), abriga, desde 2011, o primeiro museu multimídia interativo das regiões Norte e Nordeste. Com instalações que possuem uma série de recursos tecnológicos, o visitante é incentivado a mergulhar na história de Sergipe e dos sergipanos.

Além de conhecer a riqueza do patrimônio cultural material e imaterial do estado, como a arte dos mamulengos (teatro de bonecos), os visitantes podem interagir com o feirante “Josevende”, que oferece seus produtos e mercadorias com muito bom humor.

Sem falar que o local tem uma vista agradável para o rio Sergipe e para o Largo da Gente Sergipana. É um passeio imperdível para incluir no roteiro turístico!

MUSEU DA NATUREZA (PI) - Dentro do Parque Nacional Serra da Capivara, no interior do Piauí, um espaço cultural super tecnológico e interativo ajuda a contar as transformações da vida na Terra tendo como protagonista a mudança climática.

O Museu da Natureza tem um formato de caracol e conta com 12 salas que prometem uma viagem multissensorial sobre os impactos climáticos nas transformações da fauna e da flora. Em uma das salas é possível entrar na era glacial. E por que um espaço assim dentro de um estado considerado um dos mais quentes do Brasil? É que há milhares de anos, acredita-se que o Piauí foi um local bem frio, tomado por gelo.

Também é possível viajar em um simulador de realidade virtual, que leva os visitantes a uma sensação de voar de asa delta sobre as serras da região, e a exibição de um filme narrado pela cantora Maria Bethânia, com uma reflexão sobre os efeitos da presença do ser humano na Terra.

MUSEU DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO (RS) - A linda Gramado (RS), mais conhecida com a “Europa brasileira”, oferece aos visitantes não apenas uma vivência de clima, cultura e gastronomia parecidos com o que encontramos lá no continente, mas uma imersão ao cinema brasileiro.

Em funcionamento desde 2016, o Museu do Festival de Cinema de Gramado permite que o público interaja com um acervo de cartazes, imagens, textos originais com projeções cinematográficas, jogos interativos e minicinema que contemplam a história das cinco décadas do festival e a de todas as fases do cinema brasileiro e latino-americano.

Um dos destaques é o jogo interativo "Você é o Diretor", onde o visitante pode definir a história, personagens e trilha sonora do seu próprio filme.

MAPA DE MUSEUS - Gostou das dicas e quer conhecer mais museus brasileiros sem sair de casa? 

Acesse museus.cultura.gov.br e desbrave a plataforma Museusbr. É um mapa que mostra onde estão localizados os museus no país. Lá, você pode pesquisar museus utilizando filtros como nome do local ou estado, consultar informações e extrair dados em formato de planilha.

Além disso, você pode visitar os museus públicos catalogados pelo IBRAM. 

Acesse: www.gov.br/museus/pt-br/museus-ibram para conhecer cada um deles.

Ascom/ Ministério do Turismo