Criminalidade

O Mosteiro de São Bento, em Olinda, na Região Metropolitana, foi alvo de ações de criminosos na noite desta terça-feira (30). Os envolvidos estariam em busca de dinheiro quando invadiram o local.

De acordo com informações repassadas pela defesa do mosteiro, a Lojinha do Mosteiro de São Bento de Olinda foi o alvo principal dos criminosos, que chegaram a levar cerca de oito roupas utilizadas por monges. No entanto, nenhuma quantia em dinheiro foi furtada.

Além disso, nenhum dano material foi registrado. A Polícia Federal (PF) foi acionada para investigar o caso, uma vez que o mosteiro é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão é responsável pela gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro e dos bens reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio da Humanidade.

O Iphan informou que apura o caso e que passará informações em breve.


Sobre o Mosteiro de São Bento

A Igreja e o Mosteiro de São Bento integram um importante complexo arquitetônico barroco em Olinda, sendo tombado nacionalmente. No ano de 1998, a Igreja do Mosteiro de São Bento foi elevada à dignidade de Basílica Menor, pelo então Papa João Paulo II, através da Carta Apostólica Spectabile quidem.

No ano de 2021, o altar foi totalmente desmontado e restaurado pela Fundação Joaquim Nabuco. No ano seguinte, o altar foi transportado para os Estados Unidos e ficou exposto no Museu Guggenheim de Nova Iorque. No centro do altar, encontram-se a imagem de São Bento, São Gregório Magno e Santa Escolástica (irmã gêmea de São Bento).