Os órgãos devem trabalhar meio expediente e os servidores terão que repor as horas paradas até o dia 31 de outubro
O Ministério do Planejamento definiu os horários de funcionamento dos ministérios e órgãos da administração pública federal em dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo 2018. O Mundial começou nesta quinta-feira (14).
Os órgãos devem trabalhar meio expediente e os servidores reporão as horas paradas até o dia 31 de outubro. No entanto, segundo destaca o Metrópoles, alguns setores pretendem driblar a ordem quando o Brasil entrar em campo.
O ato normativo do Planejamento define que em dias nos quais as partidas se realizarem pela manhã, o expediente terá início às 14h (horário de Brasília). Nos dias em que a seleção jogar pela manhã, a jornada de trabalho se encerrará às 13h.
Os funcionários dos ministérios da Justiça (MJ) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão liberados para escolher se querem ou não trabalhar durante as partidas. Porém, a opção gerou controvérsias. Segundo servidores ouvidos pela reportagem, aqueles que optarem em ir para os ministérios, pretendem assistir às partidas no local de trabalho e, assim, não terem a obrigação de compensar as horas não trabalhadas durante os jogos da seleção.
A publicação alerta que esta atitude é contra a determinação do governo federal, trará prejuízo ao serviço prestado pelos órgãos e também aos cofres públicos. “Muitos servidores ficaram descontentes com a portaria porque não pretendiam ser dispensados do trabalho, sobretudo para cumprir horas extras não planejadas. Por isso, consideramos acertada a decisão, que dá ao servidor a opção de escolher se quer ou não assistir aos jogos”, afirmou Oton Pereira Neves, secretário-geral do Sindsep-DF.