TRADIÇÃO

Você sabe por que Joinville é conhecida como a Cidade das Flores? A fama vem da época em que o município no norte de Santa Catarina foi colonizado. Há 172 anos, imigrantes alemães, italianos e noruegueses trouxeram de suas nações de origem o hábito de cultivar flores para colorir os jardins de suas casas. Em 1936, moradores apaixonados pelo cultivo de orquídeas decidiram celebrar essa tradição e compartilhar o amor pelo cultivo com a organização da e um evento temático.

A Exposição de Flores e Artes Domiciliar foi crescendo em público, conquistando novos adeptos a cada ano, até receber um novo nome: Festa das Flores. Hoje, ela é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina e Festa Oficial do Município de Joinville, atraindo cerca de cem mil visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo por ano. Além de turistas e apaixonados por plantas, a festa recebe renomados orquidófilos, paisagistas e produtores, o que reforça sua importância no desenvolvimento e na troca de conhecimentos dentro desta área

A 83ª edição está confirmada para acontecer entre 14 e 19 de novembro, no Centro de Convenções e Exposições da Expoville. "É a mais antiga festa do gênero no país, realizada de forma ininterrupta desde 1936, exceto em alguns anos do início da década de 1940, devido à Segunda Guerra Mundial", explica Guilherme Gassenferth, Secretário de Cultura e Turismo de Joinville. O projeto paisagístico da festa deste ano foi assinado pelo arquiteto paisagista Silvio Parucker, que buscou inspiração na mata atlântica e na Laelia purpurata flor-símbolo de Joinville e de Santa Catarina.

Além da área de exposição, o público poderá comprar espécies diferentes nos 55 estandes do Mercado de Plantas, além de artesanato e outros itens nos 237 estandes da Feira Multissetorial. O evento conta ainda com Praça Gastronômica com 22 opções de comidas e bebidas e extensa programação cultural. Entre as atrações também estão confirmadas apresentações musicais e espetáculos de dança, assim como o Baile da Melhor Idade. Na ocasião, será realizada a tradicional eleição da Rainha Flor da Melhor Idade. As inscrições para o concurso serão realizadas no dia, no próprio local do evento.

Além de conferir a Festa das Flores, os turistas podem combinar a viagem a Joinville com visita à Rota das Flores (www.visitejoinville.com.br/rotas-turisticas). As propriedades são focadas no cultivo de diferentes espécies, como ornamentais, frutíferas, flores da época, flores pendentes, suculentas e as tradicionais hemerocallis. Essas últimas têm até um evento exclusivo:

O Festival de Primavera Hemero, que acontece de 11 a 26 de novembro. Saiba mais em www.visitejoinville.com.br/festivaldeprimaverahemero. 

Serviço:

84ª Festa das Flores de Joinville | 14 a 19 de novembro, das 9h às 21h
Centro de Convenções e Exposições da Expoville
Organização: Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao)
Apoio: Prefeitura de Joinville e Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville
Ingressos: R$ 15 (meia-entrada para estudantes e 60+)

Mais informações: www.festadasflores.com.br

* Diretor Executivo da Assimptur

turismologoali@hojeemdia.com.br