array(31) {
["id"]=>
int(175722)
["title"]=>
string(65) " Fusca e o Brasil: a história do carro que virou ícone de afeto"
["content"]=>
string(3200) "FUSQUINHA
O Fusca se tornou mais que um carro para os brasileiros, fazendo parte da memória afetiva de gerações. Histórias de famílias que compartilham o veículo entre avós, pais e netos são comuns e demonstram a forte relação cultural e afetiva que o modelo construiu no país ao longo de décadas.
O carro começou a ser vendido na década de 1950, e, em 3 de janeiro de 1959, foi iniciada a produção do Volkswagen Fusca no Brasil. O modelo se consolidou como o primeiro carro de milhares de pessoas, simbolizando liberdade, progresso e novas possibilidades.
Sua popularidade foi impulsionada pelo design e pela simplicidade. O motor, a manutenção barata e a capacidade de enfrentar as mais variadas estradas brasileiras o transformaram em um companheiro confiável.
Com o tempo, o veículo deixou de ser apenas um meio de transporte para se tornar um ícone cultural. Apelidos carinhosos como “Fusquinha” demonstram a proximidade que os proprietários sentiam, tratando-o quase como um membro da família.
Um ícone que atravessa gerações
O Fusca também se tornou uma estrela no entretenimento. Protagonizou filmes, como na famosa franquia norte-americana “Se meu Fusca falasse”, e apareceu em inúmeras produções nacionais, como “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Essa presença na cultura popular ajudou a solidificar sua imagem no coração dos brasileiros.
Atualmente, o carro é objeto de culto para colecionadores e entusiastas, que se reúnem em clubes e eventos por todo o país para celebrar sua história. Esses encontros mantêm viva a memória do modelo e a compartilham com as novas gerações, garantindo que seu legado continue.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
"
["author"]=>
string(18) "Flor Sette Câmara"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(632826)
["filename"]=>
string(16) "fuscascarros.jpg"
["size"]=>
string(6) "178861"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(5) "aass/"
}
["image_caption"]=>
string(91) "O Fusca e o Brasil: a história do carro que virou ícone de afeto /crédito: Hora Campinas"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(181) "Do sonho de consumo à estrela de cinema e protagonista de histórias emocionantes; entenda a relação cultural e afetiva dos brasileiros com o Fusca
"
["author_slug"]=>
string(17) "flor-sette-camara"
["views"]=>
int(126)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(61) "fusca-e-o-brasil-a-historia-do-carro-que-virou-icone-de-afeto"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(460)
["name"]=>
string(6) "Brasil"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "brasil"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(460)
["name"]=>
string(6) "Brasil"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(0) ""
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(6) "brasil"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-11-28 16:10:46.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-11-30 21:46:45.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2025-11-30T21:40:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(21) "aass/fuscascarros.jpg"
}
FUSQUINHA
O Fusca se tornou mais que um carro para os brasileiros, fazendo parte da memória afetiva de gerações. Histórias de famílias que compartilham o veículo entre avós, pais e netos são comuns e demonstram a forte relação cultural e afetiva que o modelo construiu no país ao longo de décadas.
O carro começou a ser vendido na década de 1950, e, em 3 de janeiro de 1959, foi iniciada a produção do Volkswagen Fusca no Brasil. O modelo se consolidou como o primeiro carro de milhares de pessoas, simbolizando liberdade, progresso e novas possibilidades.
Sua popularidade foi impulsionada pelo design e pela simplicidade. O motor, a manutenção barata e a capacidade de enfrentar as mais variadas estradas brasileiras o transformaram em um companheiro confiável.
Com o tempo, o veículo deixou de ser apenas um meio de transporte para se tornar um ícone cultural. Apelidos carinhosos como “Fusquinha” demonstram a proximidade que os proprietários sentiam, tratando-o quase como um membro da família.
Um ícone que atravessa gerações
O Fusca também se tornou uma estrela no entretenimento. Protagonizou filmes, como na famosa franquia norte-americana “Se meu Fusca falasse”, e apareceu em inúmeras produções nacionais, como “O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Essa presença na cultura popular ajudou a solidificar sua imagem no coração dos brasileiros.
Atualmente, o carro é objeto de culto para colecionadores e entusiastas, que se reúnem em clubes e eventos por todo o país para celebrar sua história. Esses encontros mantêm viva a memória do modelo e a compartilham com as novas gerações, garantindo que seu legado continue.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata