Um barco que transportava 1,1 tonelada de carne de capivara e quatro jacarés vivos foi apreendida pela Marinha no nordeste do Pará. A carga animal é considerada ilegal.
O barco, segundo a Capitania dos Portos, estava irregular e ainda transportava seis passageiros, incluindo dois menores de idade. A apreensão ocorreu na quinta-feira (18) entre os municípios de Chaves e Abaetetuba.
De acordo com o Comando do 4º Distrito Naval, a embarcação não possuía o certificado de registro junto à Capitania dos Portos; não tinha condutor habilitado; não dispunha de material de salvatagem; além da carga não autorizada.
A embarcação foi entregue à Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR). A carga foi apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Já o condutor foi levado para a Delegacia de Polícia Ambiental, em Belém. Ele deve responder por expor a tripulação e passageiros ao perigo, de acordo com o Artigo 132 do Código Penal, e por expor a perigo embarcação, própria ou alheia, de acordo com o artigo 261 do Código Penal.
A Marinha do Brasil informou que denúncias de irregularidades no mar e vias navegáveis podem ser feitos no Disque Emergências Marítimas e Fluviais, pelos números 185, (91) 3218-3950 ou (91) 99114-9187 - via aplicativo de mensagem instantânea.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no(91) 98814-3326