Brasília - Nesta histórica quarta-feira (15), dia em que Jair Bolsonaro, em Dallas (EUA), chamou os estudantes brasileiros de "idiotas úteis", o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) o ironizou afirmando que a melhor resposta aos "idiotas inúteis" já está acontecendo: "povo na rua" .
E, com um imenso simbolismo, conforme destacado pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-RJ): "Enquanto o ministro Weintraub se enrola na Câmara, milhares tomam as ruas de SP contra os cortes na educação".
De norte a sul, nas principais capitais e grandes cidades, milhares de pessoas tomam as ruas do país desde as primeiras horas da tarde desta quarta-feira em protesto contra os cortes na educação e na aposentadoria.
Ao mesmo tempo, no plenário da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação Abraham Weintraub passa por sabatina com transmissão ao vivo pela Globo News que, em um movimento bastante simbólico, pressiona o "ministro dos chocolates" dividindo a tela com imagens das manifestações de Florianópolis a Recife, de São Paulo ao Rio de Janeiro.
"Se tivesse um pingo de decência, pediria demissão hoje mesmo", escreveu Sâmia Bomfim.