Shows musicais, espetáculos pirotécnicos e outras opções de entretenimento e lazer vão marcar a virada do ano nos destinos nacionais mais movimentados da época. O Réveillon, que concentra boa parte das 75,5 milhões de viagens domésticas que serão realizadas por brasileiros neste verão, segundo estimativas do Ministério do Turismo, é o período em que atrativos de sol e praia, gastronomia e cultura ganham reforço na demanda. Fogos da virada iluminam Farol da Barra, em Salvador (BA). Foto: Jota Freitas / Governo do Estado da Bahia Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, o período do Réveillon é a primeira contribuição do turismo à economia nacional no ano. “O aumento do número de viagens gera mais oportunidades de geração de empregos temporários e movimenta o comércio e equipamentos turísticos nas nossas cidades”, avalia. De acordo com o Voopter, aplicativo que compara preços de passagens aéreas e promoções, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo são as capitais mais procuradas no período de 26 de dezembro a 4 de janeiro e terão ampla programação para turistas.

A lista dos 10 destinos nacionais mais buscados é completada com Florianópolis, Maceió e Porto Alegre, que ainda acertam detalhes das atrações públicas. Porto Seguro (BA) é a 10ª do ranking e terá dois dias de festa, com contagem regressiva para 2019 pela cantora Solange Almeida, seguida de show pirotécnico, além de show do cantor Bell Marques no dia primeiro, que comandará um trio elétrico. A capital baiana, número 1 da lista, terá cinco dias de celebrações pela chegada de 2019. De 28 de dezembro a 1º de janeiro, o Festival Virada Salvador vai proporcionar mais de 70 horas de música em um grande palco na orla da Boca do Rio, com 28 shows e 300 artistas envolvidos. A lista de nomes que se apresentarão inclui Zezé Di Camargo & Luciano, Milton Nascimento, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Anitta e Alok, entre outros. Além dos shows, o Festival vai novamente oferecer uma enorme roda-gigante, tirolesa e Vila Gastronômica. O local terá show pirotécnico de 15 minutos, espetáculo que também será realizado em 16 bairros da cidade.

A tradicional festa de Recife é o Réveillon na orla de Boa Viagem, promovido pela Prefeitura Municipal, que será embalado pela música pernambucana. A noite do dia 31 vai ter 14 atrações, divididas em dois palcos montados nas areias das praias do Pina e de Boa Viagem. As atrações incluem Elba Ramalho, Nena Queiroga, Erica Natuza, Isadora Melo, Adriana B, Karina Spinelli, Belo Xis e Gerlane Lops. Na hora da virada do ano, o show será ‘piromusical’: numa ação inédita na capital, as cerca de 16 toneladas de fogos de artifício vão pipocar no céu em sintonia com a música tocada no momento, por aproximadamente 15 minutos. O espetáculo vai ser distribuído em três balsas entre os dois palcos, de forma a permitir uma visualização mais ampla ao longo da orla da cidade. A capital potiguar, cujo aniversário é celebrado no dia de Natal, 25 de dezembro, já promove comemorações desde o início do mês, envolvendo uma programação repleta de eventos culturais. As atrações do projeto ‘Natal em Natal’, organizado pela Prefeitura Municipal, incluem a virada do ano e terminam em 6 de janeiro, com a Festa de Santos Reis, realizada no bairro de mesmo nome. Durante o Réveillon, vários shows musicais gratuitos vão animar a Praia da Redinha, palco de apresentações de artistas regionais como Luizinho Nobre, Carlinhos Zens, Jaina Elne, Debinha Ramos e Perfume de Gardênia.

Já na Praia de Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro, o espetáculo fica por conta dos fogos de artifício, que vão iluminar e colorir o céu da capital do Rio Grande do Norte. Em Fortaleza, a música fica por conta de nomes como Claudia Leitte, Marília Mendonça, Alcione e Jorge Vercillo. O Réveillon programado pela prefeitura é aberto ao público no Aterro da Praia de Iracema, cartão-postal local. Neste ano, a capital do Ceará também abre espaço para artistas regionais, como os cantores Ítalo e Renno, Waldonys e Tom Drummond, este último vencedor do Festival da Música de Fortaleza. O evento contará, ainda, com apresentações da bateria da escola de samba carioca União da Ilha e da Banda Patrulha. A Cidade Maravilhosa, palco de uma das mais concorridas festas de Réveillon do Brasil, na Praia de Copacabana, terá atrações durante quase dez horas. O famoso espetáculo pirotécnico reunirá 10 balsas, sincronizado junto a uma trilha sonora desenvolvida pelo DJ João Brasil, com 14 minutos de duração. A lista de artistas da noite inclui Gilberto Gil, Baby do Brasil e Ludmilla, além da escola de samba Beija-Flor. Na noite da virada, o Cristo Redentor, um dos ícones do Rio, receberá uma projeção digital, o que possibilitará a rotação ilusória da estátua em 180 graus.

O monumento também vai transmitir uma mensagem de paz em Libras, que será transmitida por meio de telões na Praia de Copacabana. Céu iluminado encanta turistas no tradicional Reveillon carioca. Foto: PortoBay Rio de Janeiro/FlickR Já o Réveillon da Avenida Paulista, um dos principais pontos turísticos da capital de São Paulo, terá atrações gratuitas para diferentes perfis na virada do ano. Shows musicais vão ser transmitidos por telões em led instalados na avenida, de maneira que o público possa acompanhar todos os detalhes. A festa deste ano reserva uma novidade: os fogos de artifício terão barulho reduzido, a fim de diminuir a poluição sonora, com duração de até 15 minutos. A medida cumpre lei local sancionada em maio, que proíbe o uso e a fabricação de artefatos pirotécnicos dotados de efeito exclusivamente sonoro. O palco montado pela prefeitura vai receber shows de artistas como Jorge Ben, Gal Costa, Péricles e Diogo Nogueira, além dos grupos de forró Rastapé e Trio Virgulino. As apresentações serão intercaladas com performances do grupo de comédia Risadaria.

Fonte: Agência de Notícias do Turismo.central telefonica ip