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string(2732) "Quase dez meses depois do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na divisa entre Maranhão e Tocantins, a carreta de ácido sulfúrico envolvida no incidente foi retirada do Rio Tocantins na última segunda-feira (20).
O veículo foi um dos sete que caíram quando a ponte, que ligava as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), colapsou, em dezembro do ano passado. Ao todo, 14 pessoas morreram e três não foram encontradas.
A operação para trazer a carreta à superfície começou no sábado (18), por meio de um processo de reflutuação, com apoio de dez mergulhadores e o uso de balões com capacidade para aguentar até cinco toneladas. Mas, somente nesta segunda, a equipe conseguiu içar o veículo para fora do rio.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retirou também a parte da frente do caminhão, além de três recipientes de agrotóxicos. A operação de retirada precisou de geradores, lancha, balsa de apoio, guindaste e escavadeira.
Entre os veículos que caíram no Rio Tocantins no ano passado, três deles transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de agrotóxicos.
Uma carreta completa, uma caminhonete e duas motocicletas ainda permanecem submersas no leito do rio, e será necessário um trabalho de dragagem para retirar esses veículos. Todos os veículos recuperados irão para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), para que sejam realizados os procedimentos legais.
De acordo com nota conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as análises da água não indicaram alterações no Rio Tocantins. Segundo a nota, a quantidade de líquido do rio diluiu o ácido sulfúrico. Os órgãos também não identificaram impactos negativos aos animais da região.
Uma nova ponte no local está sendo finalizada. Mais de 75% dos serviços já foram executados, e a previsão de entrega é até o fim deste ano.
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O veículo foi um dos sete que caíram quando a ponte, que ligava as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), colapsou, em dezembro do ano passado. Ao todo, 14 pessoas morreram e três não foram encontradas.
A operação para trazer a carreta à superfície começou no sábado (18), por meio de um processo de reflutuação, com apoio de dez mergulhadores e o uso de balões com capacidade para aguentar até cinco toneladas. Mas, somente nesta segunda, a equipe conseguiu içar o veículo para fora do rio.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retirou também a parte da frente do caminhão, além de três recipientes de agrotóxicos. A operação de retirada precisou de geradores, lancha, balsa de apoio, guindaste e escavadeira.
Entre os veículos que caíram no Rio Tocantins no ano passado, três deles transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de agrotóxicos.
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Uma nova ponte no local está sendo finalizada. Mais de 75% dos serviços já foram executados, e a previsão de entrega é até o fim deste ano.