DIA DO ARTESÃO

No dia 19 de março comemora-se o Dia do Artesão, umas das profissões responsáveis por fomentar o turismo de todo o mundo. A data foi escolhida por ser dia de São José, padroeiro dos artesãos. A arte destes trabalhadores é o cartão de visita do turismo regional, atraindo os olhares diretamente à cultura local.

Além de ser um importante agente de cultura e turismo, o artesanato também é uma fonte de renda à população e a diversas regiões do país. De acordo com os últimos dados do IBGE, o artesanato movimenta cerca de R$100 bilhões por ano – aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – mostrando-se cada vez mais fortalecido com mais de 8,5 milhões de artesãos espalhados por todos os estados.

O artesanato é um agente transformador. É através dele que milhares de brasileiros tiram seu sustento e compartilham sua cultura. É o caso da artesã Fabiana Militão, de 46 anos. Ela deixou a profissão de Secretária Executiva para se dedicar ao ofício de artesã. “O artesanato já estava na minha vida desde nova. Minha mãe sempre fez bonecas, flores artesanais e eu a ajudava desde os meus 16 anos”, conta.

Em 2017, Fabiana buscava fazer algo relacionado à afro religiosidade brasileira, já que se tornou uma sacerdotisa do candomblé. “Eu queria fazer a diferença nesse contexto, levar a cultura afro brasileira para as pessoas e também algo voltado a preservação do meio ambiente”. Foi quando surgiu a ideia de fazer esculturas de Orixás com o reaproveitamento de material reciclado. “O meu segmento é o artesanato contemporâneo, onde eu utilizo técnicas de reciclagem para trabalhar o meu artesanato”, relatou.

A artesã costuma expor seus produtos em lojas colaborativas de shoppings, em feiras e eventos em órgãos públicos como na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, mas também já viajou o Brasil levando as suas esculturas. “Uma participação que me marcou muito foi a ‘Casa do Brasil Central do Cerrado ao Pantanal’, onde reuniu-se artesãos de todo o Centro-Oeste. O evento teve duração de aproximadamente três meses no CRAB, no Centro de Referência ao Artesanato, no Rio de Janeiro”, relembra.

Fabiana ainda enfatiza a força do artesanato na promoção dos destinos brasileiros. "O artesanato tem uma receptividade maravilhosa, é um cartão postal da cidade, do local onde o turista está. O visitante busca quando viaja um local onde ele possa adquirir um artesanato daquele ambiente, que retrata sua experiência turística, levar um pouco do lugar que está visitando”, avalia.

RECONHECIMENTO - O Ministério do Turismo teve um importante papel na regulamentação da profissão em outubro de 2015. O projeto estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.

 

Ascom/Ministério do Turismo