Um blecaute de escala nacional resultou na interrupção do fornecimento de energia para várias cidades a partir das 8h20 desta terça-feira (15). Relatos de falta de energia estão sendo recebidos do Distrito Federal e de pelo menos 18 estados: Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins.

O apagão afeta moradores e causa perturbações no funcionamento de serviços públicos. Em Salvador, os semáforos ficaram inativos e o sistema de metrô teve que ser evacuado. As operações das linhas de metrô em São Paulo e Belo Horizonte também foram interrompidas.

De acordo com um comunicado do Operador Nacional do Sistema, uma ocorrência registrada às 8h31 resultou na interrupção do abastecimento de energia em estados do Norte e Nordeste, afetando também as regiões do Sudeste.

"As causas desse incidente estão atualmente sob investigação. O processo de restauração já foi iniciado em todas as áreas afetadas, e até às 9h16, cerca de 6 mil MW dos 16 mil MW afetados já foram recuperados", informou o órgão.

José Marengo, coordenador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indicou ao g1 que a causa do blecaute provavelmente é de natureza operacional, uma vez que não há nenhum alerta de seca, por exemplo, que possa ter impactado a produção e a distribuição de energia. Ele explicou: "apesar do baixo nível de chuva, não estamos em uma situação de seca extrema, principalmente na região nordeste, que foi onde começou o apagão".