Mirthyani Bezerra e Carlos Madeiro

Do UOL e colaboração para o UOL, em Maceió


Um apagão atingiu todos os nove Estados do Nordeste, além do Amazonas, Pará e Tocantins, na tarde desta quarta-feira (21), segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). O operador informou por meio de nota que uma "perturbação" na estrutura nacional de produção e transmissão de energia elétrica provocou o desligamento de cerca de 18 mil megawatts --22,5% da carga total do sistema, impactando sobretudo as regiões Norte e Nordeste.

"Perturbação" é o mau funcionamento ou desligamento forçado de um ou mais componentes do sistema.

O corte de energia aconteceu às 15h48. O operador informou que às 16h15 o serviço havia sido normalizado no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste. Às 17h, o problema persiste nos Estados do Norte e Nordeste. "As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso", diz a instituição em nota.

O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta tarde que o apagão foi provocado pela interrupção em uma linha da usina de Belo Monte, no Pará. "Recebemos no começo da tarde um comunicado do ONS dizendo que caiu uma linha do bipolo de Belo Monte e uma parte do Norte e do Nordeste ficou de fora. Mas a informação que eu tive chegando aqui, ao Congresso, é que já estava começando a ser restabelecidas algumas áreas. Eu não tenho a informação mais precisa, mas que foi uma interrupção numas das linhas de Belo Monte", afirmou em entrevista à "Radio Jornal".

Ex-presidente da Chesf, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) também postou na sua conta no Twitter que o problema foi causado por falha nos testes da linha de Belo Monte.

Falha nos testes da linha de Belo Monte (bipolo), provocou desligamento de energia elétrica de praticamente todo o Norte e Nordeste. O sistema de alívio de carga também falhou. 18.000 mW desligado.

Nas redes sociais, usuários relataram problemas nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A Eletrobras Distribuição Alagoas confirmou a falta de energia no Estado e afirma que um "blackout atingiu toda a região Nordeste na tarde desta quarta-feira". A Companhia Hidrelétrica do São Francisco e a Companhia energética do Rio Grande do Norte também confirmaram a queda de energia. No Rio Grande do Norte, os 167 municípios do Estado foram atingidos.

Leia o comunicado publicado pelo ONS, o órgão responsável pela coordenação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no país:

"Hoje, 20 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.

Assessoria de Imprensa

Operador Nacional do Sistema Elétrico"

Último apagão foi em 2013

O último grande apagão que atingiu o Nordeste aconteceu no dia 28 de agosto de 2013. Na ocasião, a interrupção do fornecimento de eletricidade afetou todos os Estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão. Os cortes de energia atingiram cerca de 16 milhões de pessoas.

O blecaute, segundo o ONS, foi causado naquele ano por queimadas em duas linhas de transmissão no Piauí. O incêndio provocou os curtos-circuitos que resultaram nos desligamentos de duas linhas.

Diversos apagões também ocorreram no Nordeste em 2012. No último dos blecautes daquele ano, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.