NO PIAUÍ

Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (8) nas proximidades da rodovia BR-316 em Teresina e deixou duas pessoas  feridas. Entre os feridos está o médico Jacinto Barbosa Lay, proprietário e piloto do avião, e Keiliane Pereira dos Santos. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, ela estaria em uma motocicleta e teria sido atingida por parte do avião no momento da queda.

No momento da queda, o avião também atingiu uma van, mas o motorista e os três passageiros do veículo não ficaram feridos. A aeronave se chocou contra o muro de um terminal de integração de transporte público municipal.

O acidente aconteceu na região do bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. Equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) socorreram as vítimas. Ambos foram levados para o Hospital de Urgência de Teresina, gerido pelo município.

Em nota, o hospital informou que o piloto da aeronave chegou em estado grave e foi entubado ainda no local do acidente. Ele sofreu traumatismo cranioencefálico e fraturou as pernas. No momento, ele passa por uma cirurgia ortopédica e, a pedido da família, será transferido para um hospital particular assim que sair do centro cirúrgico.

A mulher que não estava no avião também apresenta quadro de traumatismo cranioencefálico. Seu estado de saúde é considerado grave, mas estável.

No local do acidente, os bombeiros atuaram para resfriar a área do acidente com líquido gerador de espuma, método preventivo para evitar uma possível explosão da aeronave. A ação teve apoio da Polícia Militar do Piauí e da Polícia Rodoviária Federal.

Jacinto Barbosa Lay é neurocirurgião e proprietário da Clínica Neurocentro. Nas redes sociais, ele costuma fazer postagens sobre aviação. Em março de 2023, ele sofreu outro acidente com uma aeronave em Timon (MA), cidade próxima a Teresina. (Folhapress)