EVENTO VIRTUAL

Belo Horizonte será palco do 1° Festival de Arte Fancha (FAFAN), evento que celebra a diversidade de gênero e sexual. De domingo (30/05) até o próximo sábado (05/06), serão apresentadas atrações nas áreas da música, literatura, artes visuais, cinema e artes cênicas e realizadas por artistas de todo o país, como Grace Passô, Nívea Sabino, Breve Cia e Luana Vitra.

Com todas as atividades gratuitas, o festival acontecerá em formato online pelo YouTube e pelo Facebook da Coletiva Fanchecléticas – uma brincadeira entre as palavras “fancha”, termo utilizado para designar mulheres homossexuais, e “ecléticas”. Letícia Bezamat, atriz e coordenadora de comunicação festival, conta que foi aberta uma chamada pública que recebeu 279 inscrições, de 20 Estados brasileiros. “Infelizmente, não poderíamos contemplar tantas artistas nessa chamada, mas nosso desejo era criar uma nova rede de contatos de vários lugares até para pensar o futuro de outros festivais e de outras programações”, ressaltou Letícia. “É um privilégio poder realizar esse festival e entender essa importância para o público em geral, além da comunidade LGBTQI+, quero que todos se sintam convidados e acolhidos a participarem e conhecerem mais sobre nós”, finaliza.


Programação. A abertura do festival acontece amanhã (30), às 20h, com uma conversa-performance das Fanchecléticas e divulgação da lista de filmes da programação audiovisual que ficarão disponíveis ao público durante todo o festival. Cada dia da semana será dedicado a uma linguagem artística: música (31/5), artes visuais (1º/6), literatura (2/6), cinema e audiovisual (3/6), artes cênicas (4/6).

FAFAN – 1º Festival de Arte Fancha
30 de maio a 5 de junho
Gratuito
Em formato online pelo YouTube e Facebook das Fanchecléticas, com link direto no site www.fanchecleticas.com