A Fiat anunciou na semana passada que venderá apenas carros 100% elétricos a partir de 2030. A revelação foi feita por Oliver François, CEO da Fiat e diretor de marketing na Stellantis, em um debate sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, em Milão (Itália). Junto com o arquiteto Stefan Boeri, novo parceiro da marca italiana, o executivo debatia sobre mobilidade sustentável nas cidades.

O processo de transição vai ocorrer de forma gradual. Os carros da fabricante com motores a gasolina e a diesel serão substituídos aos poucos por veículos elétricos, segundo François. Não serão feitos mais carros a combustão convencionais até 2025, modelos que serão substituídos por híbridos. Os automóveis puramente elétricos entram na segunda fase.

Contudo, no Brasil, a montadora ainda não comenta a decisão. “Não recebemos, até o momento, nenhuma diretriz neste sentido”, disse a assessoria da marca no país.

Automóveis com propulsores elétricos são mais caros do que aqueles com motores a combustão, mas a mudança radical ao menos promete não ser um fator que tenha grande impacto no bolso dos consumidores.

“É nosso dever colocar no mercado carros elétricos que não custem mais do que veículos com motor de combustão interna. Estamos explorando o território da mobilidade sustentável para todos. Este é o nosso maior projeto”, afirmou Fraçois.

A marca italiana terá que fazer muitas mudanças na linha de produtos, já que o único modelo elétrico da montadora é a terceira geração do Fiat 500. Ela estreou na Europa custando a partir de 34.900 euros (cerca de R$ 215 mil no câmbio atual). E será vendida no Brasil.

O veículo, que deverá chegar ainda neste ano ao Brasil, também estreou uma versão de três portas, a 500 Trepúnio ou 3+1.

O modelo conta com um pacote de baterias de íons de lítio de 42 kWh e tem autonomia de 320 km. Além disso, o motor elétrico de 117 cv o leva o carro de zero a 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.

A Fiat também tem planos para uma versão elétrica do Fiat Panda. O carro pode ser o primeiro SUV compacto elétrico da montadora, devendo chegar ao mercado até 2023. A produção será na Polônia.

No evento, François também confirmou que a Fiat vai converter a famosa pista de testes montada no telhado de sua antiga fábrica, em Turin (Itália), em um grande jardim suspenso. A fábrica hoje é um shopping e a pista histórica foi preservada como ícone cultural.

 

Fonte: Valor Econômico