Os turistas brasileiros continuam sendo bastantes cobiçados pelos principais destinos turísticos do mundo, por ter um perfil desejado já que gostam de viajar e também pelo bom poder aquisitivo que possui, além de ser um comprador compulsivo, já constatado em várias pesquisas.

Em uma semana vários países já anunciaram a abertura de suas fronteiras como Suíça, Dinamarca, Espanha, Alemanha, Portugal e agora Canadá. O Canadá abriu suas fronteiras no dia 9 de agosto para turistas americanos por via aérea e amanhã, 7 de setembro, reabre para o restante do mundo.

Com uma população de 218 milhões de habitantes, onde cerca de 40 milhões costumam viajar para outros países, o Brasil constitui um mercado que atrai os destinos turísticos internacionais, que durante a pandemia, sentiram a falta desses turistas que falam alto, compram bastante, além de comer e beber muito e que deixam muito dinheiro nestes países.

 Contudo, os destinos turísticos nacionais também estão na disputa por estes brasileiros amantes das viagens e as companhias aéreas nacionais, junto com a hotelaria, bares e restaurantes buscam uma forma de prender os turistas no Brasil. O trade nacional precisa formatar um projeto alinhado com promoções e mimos que busquem conquistar o brasileiro, deixando de lado as disputas regionais.

Uma campanha que conscientize o brasileiro a primeiro viajar pelo seu país e depois conhecer outros, seria uma proposta de trabalho de marketing. O problema é que tem governos estaduais que não sabem do poder que tem a atividade turísticas e não destinam orçamento adequado à promoção do destino turístico.