Depois do calorão que é o verão no Brasil, agora é a hora de passar calor – mas não tanto – na Europa. O nosso outono é considerado o melhor período para viajar para o Velho Continente porque, primeiramente, é considerado baixa temporada. Além dos preços mais acessíveis, as atrações estarão mais vazias e as filas, menores. Além disso, a probabilidade de o clima nas cidades europeias estar ameno ou mais fresco, é bem maior, dependendo do país.
Março, abril e maio são os meses de primavera para os europeus, o que significa que as temperaturas não estarão tão elevadas, nem tão frias, quanto no congelante inverno.
A agência de viagens on-line ViajaNet selecionou quatro cidades europeias incríveis para visitar até junho – quando o verão começa a reinar por lá. Confira a galeria:
Dinamarca
Esse país parece ter saído de um conto de fadas: cheio de castelos, palácios e jardins – que no outono ficam ainda mais bonitos com coloração amarelo – alaranjada e as folhas caídas pelo chão. Algumas das histórias infantis mais famosas, inclusive, foram escritas por um dinamarquês, provavelmente inspirado na paisagem que contemplava no seu cotidiano: Hans Christian Andersen escreveu obras como A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei e O Soldadinho de Chumbo.
Uma boa dica é não deixar de visitar o cais de Nyhavn, para perceber a cidade antiga se fundindo com o presente, seja nas casinhas da área ou nos barcos-restaurantes. É lá, também, que se encontra talvez o último refúgio hippie do mundo, o bairro de Christiania.
Bulgária
A Bulgária quase passa despercebida quando o assunto é Europa. Localizada no chamado leste europeu, ou Europa oriental, o país é composto por uma mistura de búlgaros, turcos, ciganos, armênios, judeus e outras etnias. É repleto de igrejas e monastérios, ruínas medievais, montanhas, florestas, cachoeiras, praias banhadas pelo Mar Negro, festivais, esportes de neve e algumas vinícolas. Mas o melhor de tudo: é um dos destinos mais baratos da Europa para visitar.
Portugal
Que tal fazermos uma visita ao povo que nos colonizou por tantos anos, mas desta vez de igual para igual? O fato de o Português ser a língua do país facilita para qualquer brasileiro e, mesmo que nós tenhamos um pouquinho de dificuldade para entender tudo por conta do sotaque de Portugal, eles estão acostumados com nossas novelas, músicas e nos compreendem sem dificuldade. O clima do país, mediterrâneo, torna a estadia por lá mais agradável e o frio, menos cortante que no resto da Europa. Portugal tem uma cultura riquíssima, cenários lindos, uma gastronomia impressionante. E o fato de ter muita ligação com o Brasil torna a viagem ainda mais interessante, principalmente no quesito histórico.
Áustria
Na Europa, o outono é sinônimo de tranquilidade, pelo fato de não ser alta temporada, mas também de beleza, por todos os encantos naturais. Na Áustria, é possível ver esquilos por toda parte à procura de alimentos para fazer suas reservas de inverno. É tempo de ver também as aves partirem em busca do sol, das colheitas e dos frutos maduros. Em dias mais quentes, as margens do Rio Danúbio ficam tomadas por moradores em busca de diversão, inclusive durante a semana.
Uma boa dica é visitar o Musikverein (“Clube da Música”), um tradicional teatro de concertos em Viena, mundialmente conhecido por sua arquitetura acústica. É, também, uma das três mais famosas casas de concertos de todo o mundo e sede da Orquestra Filarmônica de Viena.
Agência com edição Eliria Buso