Muito popular, a água com gás é uma opção refrescante e que pode trazer benefícios à saúde. A bebida pode ser encontrada em duas versões: a naturalmente gaseificada, geralmente mais cara, e a artificial, que passa por um processo de adição de gás carbônico.

O nutricionista Alessandro Mascarenhas, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Divinópolis (MG), afirmou que a água com gás é saudável, mas é preciso ter cautela.

“A água com gás é ótima, mas são adicionados componentes não adequados para a fisiologia do trato gastrointestinal. Beber com moderação, não há problema, mas é preciso evitar o consumo diário ou muito frequente”, esclareceu.

O nutricionista Isaac Nunes, que atende em Brasília, acrescenta que a água com gás hidrata tanto quanto a opção não gaseificada, mas concorda que o consumo deve ser moderado para não provocar desconforto estomacal. “Indico não passar de um litro da bebida por dia”, afirmou, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Ele explicou que, em algumas pessoas, o consumo excessivo de líquidos gaseificados pode gerar desconforto abdominal ou gases durante boa parte do dia, uma vez que o gás ingerido precisa sair. “Alguns podem ter refluxo ou gastrite por conta do excesso do fluido”, destacou.

Benefícios e malefícios da água com gás

De maneira geral, a água com gás é considerada menos benéfica do que a versão natural, especialmente para pessoas com gastrite ou problemas gástricos, mas pode ser útil no processo de emagrecimento ao proporcionar uma maior sensação de saciedade.

O gás carbônico presente na bebida contribui para a sensação de “preenchimento” do estômago. Além disso, a água com gás é frequentemente utilizada como alternativa a bebidas mais calóricas, como refrigerantes e sucos.

Segundo Mascarenhas, outra vantagem da bebida é a capacidade de ajudar a melhorar o trânsito intestinal, facilitando o deslocamento do bolo alimentar do estômago para o intestino, devido aos movimentos provocados pelo gás. Porém, ele reforça que é importante mastigar bem os alimentos antes de engoli-los para otimizar o processo.

Uma dúvida comum sobre a água com gás é se ela pode prejudicar os dentes. Bebidas gaseificadas, como refrigerantes, podem causar danos devido à acidez e ao açúcar: o problema não está no gás. Portanto, quando a água com gás não representa risco para os dentes.

Fontge: Metrópoles