DIA DE MINAS

O presidente da Câmara Municipal de Mariana, na região Central de Minas Gerais, Fernando Sampaio de Castro (PSB), pediu que o governador, Romeu Zema (Novo), “respeite” a cidade. Declaração, que ocorreu neste domingo, 16 de julho, dia quando é comemorado o aniversário da cidade, que se torna, de forma simbólica, sede do governo do Estado.

O município é considerado como a primeira capital mineira. Em discurso, Castro pediu que o recado fosse levado a Zema pelas deputadas estaduais Lohanna (PV) e Maria Clara Marra (PSDB), e, também, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB).  

"Acho uma vergonha que o governador não faça parte de uma festa como esta. Respeite Mariana pelo 16 de julho! Nesses cinco anos de mandato, até hoje, (Zema) veio apenas uma vez em Mariana no 16 de julho, porque foi interesse dele. Gostaria que respeitasse Mariana”, defendeu o vereador.  

A transferência da sede do Estado a Mariana é feita todos os anos no aniversário da cidade, em comemoração ao “Dia do Estado de Minas Gerais”. Em 2023, o município completa 327 anos.  
 
Em solenidade, as duas deputadas citadas pelo presidente da Câmara, além da ministra da Cultura do governo Lula, Margareth Menezes, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foram agraciados com homenagens. A entrega das comendas foi feita pelo prefeito, Edson Agostinho, em solenidade na Praça Cláudio Manoel, conhecida como Praça da Sé.

História

Em 1945, Mariana recebeu do Presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional por seu significativo patrimônio histórico, religioso e cultural e ativa participação na vida cívica e política do país, contribuindo para a Independência, no Império e na República, e para a formação da nacionalidade brasileira. 

Por isso, instituído a partir da sanção da Lei Estadual nº 7.561, pelo Governador Francelino Pereira, em 1979, todo ano, em 16 de julho, o Governo do Estado instala-se na Primaz de Minas, realizando o tradicional “Dia do Estado de Minas Gerais”, cerimônia alusiva, relembrando os séculos tão marcantes. 

Além de Mariana, a sede de Minas é transferida também, simbolicamente, para Ouro Preto, durante as cerimônias do Dia 21 de Abril.