Uma reforma ministerial para atender reivindicações da bancada do União Brasil está em discussão no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e deve sair em breve, admitiu, nesta segunda-feira (12), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Além de Daniela Carneiro, que comanda a pasta do Turismo, estão na mira os dois outros ministros indicados pela legenda no início do governo: Juscelino Filho, das Comunicações; e Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional.

“Está na pauta”, disse Padilha, em conversa com jornalistas no Palácio do Planalto logo após se reunir com o presidente Lula, outros ministros e líderes do governo na Câmara. “O União Brasil vem apresentando o desejo de reformulação dos seus três ministros indicados. É absolutamente natural que um partido queira apresentar isso”, disse Padilha. A bancada do União na Câmara quer trocar Daniela, que inclusive pode trocar o União pelo Republicanos, junto ao marido, Waguinho, pelo deputado federal Celso Sabino. Membros da legenda querem, ainda, trocar o ministro Waldir Góes por ele sequer ser do partido e ter sido indicado pelo senador Davi Alcolumbre (União).

“O presidente Lula pediu que a gente pudesse conduzir esse debate com o União Brasil e com os outros partidos que queiram fazer essa discussão”, afirmou Padilha. “Governo é igual um rali”, comparou. “De vez em quando, durante o rali, tem de trocar o motorista, tem de trocar pneu. O que importa é estar no caminho certo. Esse é um governo que tem um rumo, um caminho certo. Eventualmente, durante o rali, com algum obstáculo, tenha de trocar, mas não está em questão a qualidade de gestão de nenhum ministro ou ministra”, explicou.

“Neste momento, o partido que sinalizou o desejo de avaliar os três ministros indicados pelo partido é o União Brasil, e o governo considera natural ouvir e discutir”, concluiu Padilha. Nesta terça-feira (13), a ainda ministra do Turismo deverá participar de audiência na Câmara para prestar contas do trabalho na pasta. E, para a quinta (15), Lula convocou uma reunião com todos os ministros para fazer um balanço do que foi feito até aqui, nos primeiros seis meses, e para planejar os próximos passos do governo.

Fonte:Brasil247