O presidente Michel Temer recebeu nesta quarta-feira (2) no Palácio do Planalto o presidente do Suriname, Desiré Bouterse, que faz visita oficial ao Brasil.
Bouterse chegou ao Planalto no fim da manhã. Ele passou as tropas em revista e subiu a rampa do palácio, onde era aguardado por Temer. Houve a execução dos hinos de Brasil e de Suriname e os presidentes seguiram para uma reunião, acompanhados por ministros de seus governos.
Logo em seguida, Bouterse seguiu com Temer para uma reunião. Os presidentes foram acompanhados por ministros de seus governos.
Após a reunião, há previsão de uma cerimônia para assinatura de atos entre os países e uma declaração conjunta à imprensa de Temer e Bouterse.
Concluída a agenda no Planalto, os dois presidentes almoçam no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O MRE informou que o encontro aborda assuntos "econômico-comerciais, cooperação consular e migratória, cooperação em defesa e segurança e temas regionais".
De acordo com a pasta, Brasil e Suriname devem assinar quatro ajustes complementares para a execução de projetos de cooperação técnica.
Os países ainda devem assinar um memorando de entendimento de cooperação entre a Polícia Federal do Brasil e o Corpo de Polícia do Suriname. Na área econômica, há previsão de assinatura de acordo de cooperação e facilitação de investimentos.
Segundo o MRE, o Suriname é considerado um "parceiro estratégico do Brasil na fronteira norte", com agenda de cooperação técnica em Defesa.
O comércio bilateral em 2017 alcançou US$ 40,1 milhões, com superávit a favor do Brasil de US$ 29,4 milhões, segundo o MRE.