NOVAS REGRAS


Marcada para o dia 1º de janeiro, a posse do prefeito reeleito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), do vice-prefeito Fuad Noman (PSD) e dos vereadores que saíram vencedores nas urnas em outubro acontecerá de forma semipresencial. Conforme já havia anunciado há uma semana, Kalil vai participar de forma remota, assim como Fuad, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Os detalhes foram divulgados oficialmente pela Câmara de Belo Horizonte (CMBH) nesta quinta-feira (24). Também por conta da pandemia, diferentemente dos anos anteriores o acesso presencial será restrito e o público poderá acompanhar a cerimônia por meio de transmissão ao vivo no portal do Legislativo municipal. 

Caberá à atual presidente da CMBH e vereadora reeleita Nely Aquino (Podemos) presidir a solenidade. Ainda durante a cerimônia, a candidata mais votada da história de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), que em outubro recebeu 37.613 votos, deverá ocupar a tribuna para prestar o compromisso de posse. 

Em seguida, cada um dos 40 parlamentares que vão ocupar a Casa nos próximos anos serão chamados por ordem alfabética e assinarão, individualmente, o termo de posse. 

Somente após a posse dos legisladores é que Kalil será oficialmente reconduzido ao cargo, juntamente com Fuad.  O compromisso de posse de ambos será realizado remotamente. 

Mesa Diretora

Após as posses, a CMBH dará início à eleição da Mesa Diretora, que deve resultar na recondução de Nely à frente da Casa. 

O processo de votação será nominal, e cada vereador será chamado para manifestar o voto. Será eleita a chapa que obtiver o voto favorável de, pelo menos, 21 parlamentares.

Além da presidência, serão eleitos também vereadores para ocupar os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes, secretário geral e primeiro e segundo secretários.