NOVA CARA

O secretário municipal de Fazenda de Belo Horizonte, João Antônio Fleury Teixeira, deixou o cargo neste sábado (28 de dezembro). Ele é um dos assessores mais próximos de Fuad Noman (PSD) e pessoa de confiança do prefeito. Contudo, a participação no governo municipal, primeiro como secretário de Políticas Urbanas e depois como secretário de Fazenda, teria provocado desgastes na relação com vereadores e setores empresariais da cidade,  provocando o pedido de exoneração.

A saída teria sido feita a pedido de João Fleury, que atuou ao lado do prefeito Fuad em diversos cargos, desde os governos de Aécio e Anastasia, em Minas Gerais. Segundo apurações de O TEMPO, já havia uma demanda anterior pelo afastamento do secretário e sua manutenção no primeiro escalão da administração municipal teria sido resultado de um esforço do prefeito Fuad. Apesar da tentativa, a mudança de pasta não teria sido suficiente para diminuir as pressões.

Quem assume a Secretaria de Fazenda agora é Pedro Meneguetti. Ele e Fleury trabalharam juntos na secretaria de Fazenda do Distrito Federal, em 2016. Na ocasião, Meneguetti era o titular da pasta e Fleury subsecretário. 

Pedro Meneguetti já teve diversos cargos na prefeitura de Belo Horizonte, inclusive como secretário de Finanças na gestão Marcio Lacerda, e atualmente era o Diretor Presidente da PBH Ativos.

Dança das cadeiras

A troca de comando na secretaria de Fazenda coincide com um momento de mudanças bruscas na prefeitura. Na noite desta sexta-feira (27 de dezembro), o secretário de Governo, Anselmo José Domingos foi exonerado e no lugar dele assumiu o vice-prefeito eleito Álvaro Damião. 

Contudo, as razões pelas trocas parecem ser diferentes. No caso da saída de Fleury, a motivação seria uma insatisfação mais ampla dos vereadores e estaria relacionada a motivações pessoais. Enquanto no caso de Anselmo José Domingos, a motivação seria a intervenção do ex-secretário na eleição da Câmara.

Ainda na esteira da eleição da Câmara, sete indicados do partido Solidariedade foram exonerados. O ato, tomado pelo novo secretário de Governo, Álvaro Damião, foi entendido como um recado aos vereadores que pretendem votar contra o candidato da prefeitura na disputa pela presidência da Câmara.

Também houve mudanças na Sudecap. O atual chefe da autarquia responsável pela condução de obras na cidade Henrique de Castilho Marques de Sousa deixa o cargo e será substituído por Leonardo José Gomes Neto, que até então era subsecretário de Zeladoria Urbana. Neste caso, segundo apurou O TEMPO, a troca era prevista e faz parte de reorganização interna da prefeitura. Henrique Castilho irá assumir o cargo de Consultor Técnico Especializado na secretaria de Educação.