Com a morte do prefeito Fuad Noman, Álvaro Damião (União Brasil) vai assumir oficialmente a prefeitura de Belo Horizonte. Ex-vereador e jornalista, ele ocupava o cargo de forma interina desde 4 de janeiro. Fuad morreu nesta quarta-feira (26 de março), aos 77 anos.

Juntos, Fuad e Damião foram eleitos ao Executivo da capital mineira em outubro do ano passado. O cargo de vice-prefeito, vago desde quando Alexandre Kalil (sem partido) se licenciou para o governo de Minas, em 2022, agora segue desocupado.

Natural do bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte, Damião ficou conhecido pelos trabalhos como radialista e apresentador de televisão em emissoras mineiras, nas quais atuava como jornalista há quase 30 anos. No período, teve passagens pela Record Minas e como apresentador de programas da TV Alterosa e repórter de esportes da Rádio Itatiaia.

Na política, Damião foi filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido pelo qual assumiu o primeiro mandato como vereador, em 2017. No ano seguinte, se filiou ao Democratas (DEM). A sigla posteriormente se fundiu ao Partido Social Liberal (PSL) para formar o União Brasil, partido ao qual Damião continua filiado e foi eleito ao cargo de vice na chapa liderada por Fuad Noman.

Nas eleições de 2022, foi candidato a deputado federal, mas não foi eleito. Na ocasião, entrou com recurso reivindicando a última das 53 cadeiras de Minas Gerais na Câmara dos Deputados. Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o assento ficou com Nely Aquino (Podemos).

Damião é, atualmente, presidente municipal do União Brasil em Belo Horizonte. Conhecido por bordões de narrações esportivas, o atual vereador teria sido escolhido para integrar a chapa para aumentar a visibilidade de Fuad, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo então prefeito e candidato durante a campanha.

Ao lado de Fuad Noman, que se reelegeu ao cargo de prefeito, Damião foi eleito com 53,73% dos votos. A dupla enfrentou Bruno Engler e Coronel Cláudia (ambos do PL) no segundo turno das eleições municipais.

Morte de Fuad

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, morreu nesta quarta-feira (26 de março), aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Mater Dei desde o dia 3 de janeiro, inicialmente para tratar um quadro de insuficiência respiratória.