Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que 53% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agiu certo ao adotar reciprocidade em relação ao “tarifaço” de 50% anunciado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Outros 39% acreditam que o presidente está errado.

Segundo o levantamento, 72% da população brasileira considera que Trump está errado ao impor tarifas ao Brasil, alegando uma perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já 19% dos entrevistados responderam que o presidente americano está certo. Outros 9% não responderam.

A pesquisa aponta ainda que 30% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que Lula está certo nessa questão. Outros 64% acreditam que o petista está errado.
Trump e Lula trocaram críticas nas últimas semanas devido à realização da cúpula do Brics, bloco que reúne as maiores economias emergentes do planeta, no Rio de Janeiro. Trump chegou a ameaçar os países do grupo com a imposição de tarifas comerciais, o que se concretizou no caso brasileiro.

Conforme a pesquisa, 55% dos brasileiros acreditam que Lula provocou Trump ao criticá-lo no encontro dos Brics. Outros 31% não concordam.

Além disso, 26% dos entrevistados responderam que as falas de Lula no encontro econômico foram o principal fator que levou Trump a anunciar essas altas tarifas contra o Brasil.

Outros 22% acreditam que o tarifaço foi motivado pelas ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Bolsonaro e 17% creem que foi pela influência de Eduardo Bolsonaro nos EUA. Já 10% dos entrevistados responderam que Trump foi motivado por ações do STF contra grandes empresas de tecnologia americanas (big techs). (25% não responderam).

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 e 14 de julho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o Brasil.
O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.