O Partido dos Trabalhadores (PT) reafirmou nesta quinta-feira (25) que terá candidatura própria ao Governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. A definição foi reforçada após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parlamentares da bancada mineira e representantes da executiva nacional da legenda, realizada no Palácio da Alvorada, em Brasília, na quarta (24).

Segundo a presidente estadual do partido, deputada estadual Leninha, o nome que disputará o Palácio Tiradentes será definido nos próximos dias. A parlamentar afirmou que o encontro teve como objetivo discutir o cenário político mineiro e os rumos da disputa eleitoral deste ano.

Segundo ela, o entendimento construído durante a reunião reafirma uma resolução aprovada pelo partido há cerca de um mês, de que o PT terá candidato próprio ao governo estadual.

"As definições sobre esse projeto serão construídas nos próximos dias, a partir do diálogo entre o partido e as forças políticas comprometidas com um projeto democrático e popular para o estado", afirmou.

Ainda de acordo com Leninha, o presidente Lula destacou a importância estratégica de Minas para a política nacional e ressaltou a tradição do Estado na construção de consensos e no diálogo político.

Sem consenso
Apesar da sinalização do comando estadual do partido, a estratégia não é consenso entre todas as lideranças petistas. Em nota divulgada após o posicionamento do PT mineiro, a ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado, Marília Campos, avaliou que lançar uma candidatura própria ao Governo de Minas representa um "equívoco estratégico" e defendeu a construção de uma ampla aliança entre os partidos que integram a base de apoio do presidente Lula.

Marília também reafirmou que sua única disponibilidade política para as eleições de 2026 é a disputa por uma vaga no Senado, pré-candidatura que, segundo sua equipe, foi aprovada pelas instâncias partidárias desde janeiro e conta com o respaldo da direção nacional do PT.