O presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmou em entrevista nesta quarta-feira (9) que o partido pretende lançar uma candidatura própria à presidência em 2026, e indicou que, no momento, o nome favorito é o do governador do Paraná, Ratinho Jr.

“Em 2022, fizemos um esforço muito grande para o [presidente do Senado, Rodrigo] Pacheco ser presidente. Ele seria um grande presidente, mas em determinado momento tomou a decisão, acertada, de focar suas energias na presidência do Senado. Fomos então ao [governador do Rio Grande do Sul,] Eduardo Leite, que quase se filiou. Acabamos então liberando o partido. Não será diferente em 2026. Qualquer partido precisa de um projeto de poder, e disputar as eleições é fundamental. Em 2026, haverá um esforço para que sejam criadas circunstâncias internas no partido para apresentar uma candidatura. Caso isso aconteça, o nome hoje é do governador Ratinho Jr. Disputar as eleições em todos os níveis é nosso objetivo permanente”, disse Kassab. 

Em relação ao apoio ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Kassab ressaltou que o partido deve apoiar uma eventual candidatura do ex-ministro de Jair Bolsonaro à reeleição em São Paulo: “Integramos uma base formal com o governador Tarcísio de Freitas. Ele sendo candidato à reeleição, é muito natural o PSD acompanhar”. 

O dirigente também comentou a possibilidade de apoiar uma candidatura do presidente Lula, destacando que essa opção também está em análise, pois “Quem está no cargo, quando vai bem, é muito provável sua recondução”. 

“Diante das alternativas que estarão na mesa, no ano que vem, todos os partidos irão examinar se o melhor é manter uma candidatura, fazer uma aliança ou liberar os estados, como em 2022, para cada um compor da melhor maneira possível”, afirmou.

 

Brasil247