ELEIÇÕES 2024

Neste sábado (20/7), o PSD, partido do atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman, vai oficializar sua candidatura na primeira convenção partidária da capital mineira. O evento, realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre 9h e 13h, vai determinar também a chapa de vereadores da legenda, além de reforçar o apoio de outras legendas siglas à chapa encabeçada por Fuad. O ex-ministro e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e o presidente estadual do partido, Cássio Soares, também compõem o quadro de convidados.

Figurões do PSD, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, não devem comparecer ao evento. No caso de Silveira, a justificativa é de que ele estará de férias, fora do país, e, por isso, não conseguirá ir. O recesso do ministro foi, inclusive, oficializado no Diário Oficial da União, entre os dias 17 e 19, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pacheco ainda não bateu o martelo se ele irá ou não à convenção, de acordo com sua assessoria de imprensa.

Na convenção, as legendas vão aprovar uma eventual coligação para o pleito deste ano. Apesar de firmar definitivamente o nome de Fuad Noman como cabeça de chapa, a convenção não deve trazer novidades em relação ao indicado a candidato a vice-prefeito. O PSD está apalavrado com o União Brasil, que deverá indicar o nome que vai disputar ao lado do atual prefeito de Belo Horizonte. Ainda correm com Fuad o PRD, que declarou apoio ao chefe do Executivo, e o Solidariedade. Interlocutores dos três partidos devem estar presentes na convenção do PSD.

As convenções partidárias em Belo Horizonte começam neste sábado e podem ocorrer até o próximo dia 5 de agosto, quando se encerra o prazo para os eventos ocorrerem. Após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrarem as candidaturas – já com a chapa completa – junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia seguinte, 16 de agosto, começa oficialmente a campanha eleitoral deste ano. As eleições em 2024 acontecem no dia 6 de outubro, data do primeiro turno, e em 27 de outubro, data do segundo turno, se houver. 

DATATEMPO

Na última pesquisa DATATEMPO, divulgada nesta semana, o prefeito de Belo Horizonte figurava, numericamente, como terceiro colocado na corrida eleitoral, com 10,6% das intenções de voto. Na dianteira, estão Mauro Tramonte (Republicanos), em primeiro lugar, com 22,4% das intenções de voto, e Bruno Engler (PL), em segundo, com 12,9%.

Na sequência, surge a deputada federal Duda Salabert (PDT), que subiu uma posição no ranking e chegou a 9,2% (na rodada anterior, ela era a quinta colocada, com 7,7%). Se considerada a margem de erro, Fuad e Duda Salabert empatam tecnicamente com Engler na disputa pelo segundo lugar. 

O levantamento ainda testou o cenário espontâneo, no qual os nomes de pré-candidatos não são apresentados aos eleitores. O recorte mostrou que 63,8% estão indecisos, o que indica grande indefinição sobre o pleito, a menos de três meses das eleições. Nesse cenário, Fuad foi o mais citado, com 7,1% das intenções de voto. Na sequência, pontuam Bruno Engler (4,8%), Duda Salabert (3,2%), Mauro Tramonte (3%), Rogério Correia (1,6%) e Carlos Viana (0,9%).